Policiais militares participam de curso de Inteligência para aprimorar estratégias de Segurança Pública

O curso terá duração de 15 dias e capacitará 46 alunos de diversas instituições

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) iniciou, nesta segunda-feira (13/05), o 15º Curso Básico de Inteligência (CBI), no auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), na Avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

O curso tem como objetivo capacitar agentes da Segurança Pública para o exercício da atividade de inteligência policial militar, visando contribuir com o aumento da efetividade das ações das instituições de Segurança Pública no combate ao crime organizado.

Durante a solenidade de abertura, o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, reforçou a importância da capacitação para aprimoramento das técnicas empregadas no trabalho policial.

“Nós aqui da Polícia Militar, procuramos dar uma atenção maior à fase de operações, porque nós acreditamos na importância e utilizamos o Curso Básico de Inteligência para formar nossos agentes, que irão trabalhar no apoio às estratégias no combate ao crime organizado. É com o apoio da Inteligência e da análise criminal que a gente vem utilizando a tropa de maneira cirúrgica no combate às facções criminosas”, disse o coronel Balbi.

Sobre o curso básico de Inteligência

O curso terá duração de 15 dias, contando a partir desta segunda-feira (13/05), e capacitará 46 alunos de diversas instituições, como Polícia Militar de Roraima (PMRR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Durante a capacitação, os alunos aprenderão disciplinas inerentes à atividade de Inteligência, bem como técnicas de operações de Inteligência. O major PM Thiago Abreu, chefe da Assessoria Central de Inteligência da PMAM (ACIPMAM), explicou quais os critérios para que os interessados do curso pudessem formalizar a inscrição.

“O candidato realiza a inscrição e passa por um crivo de seleção com critérios baseados na doutrina de Inteligência. O curso básico é uma introdução à atividade de Inteligência, sendo importante para ter contato com áreas de monitoramento dos índices criminais, aplicando o policiamento ostensivo em áreas onde ocorra determinado tipo de crime. Desta forma poderão ser trabalhadas ações para redução dos índices de homicídio, roubo e furto, dentre outros crimes correlacionados,’’ enfatizou.

No curso, serão ministrados assuntos teóricos e práticos, como: Fundamentos Doutrinários, Aspectos Legais e Noções de Operações da Inteligência de Segurança Pública, dentre outros; visando desenvolver habilidades e competências, reproduzindo técnicas, procedimentos-padrões e específicos, capacitando o instrumento como agentes de inteligência, para contribuir com o aumento da efetividade das instituições de Segurança Pública.

Solenidade de abertura e participações

A solenidade contou com a presença do coronel PM Thiago Balbi, subcomandante-geral da PMAM; o promotor Igor Starling, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Amazonas (MP-AM); coronel Peixoto Santos, representando o Comando Militar da Amazônia (CMA), dentre outras autoridades civis e militares.

FOTO: Divulgação/PMAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *