No dia 6 de setembro de 2024, a Diocese de Parintins renomeou o seu Seminário Propedêutico em homenagem ao Padre Francisco Dinelly, falecido em Manaus no dia 6 de setembro de 2017. Natural de Maués, cidade conhecida como a Terra do Guaraná, Padre Dinelly foi um exemplo de dedicação e vocação religiosa, sendo uma figura central para a Igreja Católica no Médio e Baixo Amazonas.
A cerimônia, realizada na área externa do Seminário, que está localizado no Centro de Treinamento Dom Arcângelo Cerqua, foi conduzida pelo bispo de Parintins, Dom José Albuquerque de Araújo, e contou com a participação de familiares do padre, além de diversos sacerdotes, como Dom Giuliano Fregeni, bispo emérito, e os padres Rui Canto, Marcílio Moutinho, Prêmoli Pulidindi, Antônio Benjamin Tavares, Benedito Teixeira e Luiz Carlos.
Além dos clérigos, estiveram presentes religiosas, como as irmãs Iracema, Clarice e Valéria, bem como leigos e pessoas que tiveram a oportunidade de trabalhar e conviver com Padre Dinelly durante seu tempo como missionário e educador na cidade de Parintins.
Dom José destacou o importante legado deixado por Padre Francisco Dinelly, tanto como sacerdote quanto como educador, enfatizando o impacto positivo que ele teve na comunidade. “Dedicamos esse lugar, homenageando esse grande sacerdote, para que os jovens possam conhecer a história dele. E assim como o Senhor realizou maravilhas por meio dele, que os jovens também possam se apaixonar por essa causa, a causa do reino, a causa do Evangelho”, afirmou o bispo.
A renomeação do seminário é um tributo à dedicação e ao serviço de Padre Dinelly, imortalizando sua contribuição para a Igreja e inspirando as novas gerações de religiosos e religiosas.