Ação reforçou a prevenção e os cuidados contra o câncer de mama, colo de útero e próstata
Mais de 500 pessoas envelhecentes e idosas participaram da segunda edição da “Arena Rosa e Azul: juntos pela saúde da pessoa idosa”, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A ação foi realizada na tarde de sexta-feira (1º/11), no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus.
Como forma de finalizar as ações da campanha nacional “Outubro Rosa” – prevenção ao câncer de mama e colo de útero – e iniciar os trabalhos do “Novembro Azul” – prevenção ao câncer de próstata -, o evento reforçou a conscientização dos cuidados com a saúde das pessoas idosas e envelhecentes, aquelas a partir de 45 anos.
Para a mestre de obras Anália Xavier, de 62 anos, a ação foi um momento de descontração e felicidade, pois pôde se conscientizar enquanto se divertia com seus amigos do grupo Renovação, do programa “EnvelheSer 60+” do Governo do Amazonas.
“Eu dei um pulão e um gritão quando soube que vinha. Eu fiquei muito feliz por estar aqui hoje. Eu queria dançar, pular, sorrir, deixar a tristeza pra lá”, comentou.
Com histórico familiar do câncer de mama, ela reforçou que sabe da importância das mulheres e homens fazerem os exames regularmente, se prevenindo contra todos os tipos de câncer.
“Todo ano eu faço meus preventivos, eu faço minha mamografia. Na minha família já teve um caso, a minha filha morreu de câncer com 35 anos. Precisamos nos cuidar, correr atrás da nossa saúde, porque o câncer de mama mata”, enfatizou Anália.
Serviços
Organizada pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), foram disponibilizados serviços de massoterapia, enfermagem, fisioterapia, aulão de ritmos, aplicação de kinesio tape, agulhamento a seco, entre outras ações.
Segundo a secretária da Seadpi, Franciane Alves, foram cerca de 600 idosos contemplados pela ação. “Nós trouxemos vários serviços e atendemos cerca de 600 idosos. Esses idosos estão cadastrados no programa “EnvelheSer 60 +”. Esta é a segunda edição e ela é muito importante, principalmente para esse público, tendo em vista que vários idosos são autonegligentes, eles não procuram os devidos cuidados”, frisou.
FOTO: Ygson França/Sejusc