Manaus Plaza Shopping investe em reforma e reposicionamento da marca

Oferecer uma nova experiência para seus clientes, lojistas e colaboradores, com uma mescla visual entre a identidade metropolitana de Nova Iorque e a raiz amazônica, é a proposta de retrofit do Manaus Plaza Shopping. O centro comercial, com mais de 20 anos de história, é considerado um dos mais tradicionais da cidade.

O “retrofit” é um processo de atualização em edifícios já erguidos, envolvendo adequações às novas normas técnicas, além de necessidades funcionais e sustentáveis. À frente do projeto está Victor Hugo Azevedo, arquiteto formado pela Universidade da Virgínia e neto de José Azevedo, fundador do Manaus Plaza Shopping.

“Eu tive um senso de responsabilidade bem maior [comparado a outros serviços]. Quando criança, via a obra [de construção do shopping] com meu avô, vi o nascimento do Plaza. Entendo a importância que isso tem na minha família. Então, mais do que uma questão profissional, é algo afetivo e familiar. Sinto-me honrado em participar no projeto de minha família”, compartilha o arquiteto.

Após passar cerca de dez anos em Nova Iorque (EUA), adquirindo experiência com profissionais de renome e projetos internacionais, Azevedo explica que a proposta do retrofit é reposicionar a marca do shopping. “Foram vários anos sem novos investimentos. Assim como outros shoppings do país, o Plaza sofreu muito durante a pandemia [de COVID-19]. Agora, identificamos que é um momento oportuno para investirmos neste segmento e darmos o melhor para os clientes, além de lojistas, colaboradores e parceiros”, comenta.

Um dos diferenciais é a nova Praça de Alimentação, prevista para ser entregue na primeira fase do retrofit no início de 2025. Ela terá entrada uma nova entrada, pelos fundos do shopping, e será um ponto de acesso mais prático para os visitantes.

A localização estratégica do Plaza, entre a Avenida Djalma Batista e o conjunto Vieiralves, na Zona Centro-Sul de Manaus, também influencia outro objetivo do projeto: elevar o padrão social e atrair uma nova clientela.

“O objetivo é mesclar a identidade metropolitana de Nova Iorque com nossa raiz amazônica. O projeto de interiores do Plaza tem características de grandes empreendimentos internacionais, na mesma medida em que se vê a identidade regional amazônica, como elementos amadeirados e corda sisal. Não podemos deixar de lado a nossa cultura”, acrescenta Azevedo.

A fachada do shopping será outro ponto marcante, com um visual clean inspirado nas frentes de lojas da Quinta Avenida, em Nova Iorque. “A Djalma Batista sempre foi a avenida das grandes fachadas, dos grandes empreendimentos. A ideia foi desenvolver uma fachada mais leve, que seja um contraponto à realidade atual da Djalma, uma área visualmente muito carregada”, destaca Azevedo.

Sustentabilidade também é uma característica essencial do retrofit, como explica o arquiteto: “Eu sempre digo que o prédio mais sustentável é aquele que já existe. Não precisa mobilizar terrenos, desmatar áreas de natureza. A área do empreendimento já existe. Com o retrofit, vamos dar um novo ‘ar’, com a intenção de que o Plaza continue fazendo história em nossa cidade por muitos anos”, finaliza.

O Manaus Plaza Shopping está localizado na Av. Djalma Batista, nº 2.100, bairro Chapada – Zona Centro-Sul de Manaus. Para mais informações, consulte as redes sociais: @manausplaza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *