As próximas atividades acontecem nos dias 10 e 11 de janeiro, no Palácio da Justiça, Galeria do Largo, Casa das Artes e Teatro Gebes Medeiros
Brincadeiras, oficinas, visitas especiais, contação de histórias, e muitas apresentações gratuitas aguardam pelo público em mais uma edição do Festival de Férias. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e sua Central de Arte e Educação, promove a abertura da programação, que acontece nesta quarta-feira (09/01), a partir das 14h, no Palacete Provincial.
O espaço cultural será palco de visitas guiadas, uma atividade especial para as crianças em comemoração ao Dia do Fotógrafo, e uma oficina de artes visuais, com uma exposição final das obras criadas pelos participantes. As vagas para participar desta primeira semana foram preenchidas por meio de agendamento no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
“Durante o mês de janeiro, o público infantil e seus familiares vão poder conhecer dez espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, entre museus, centros culturais, bibliotecas e teatros. O objetivo é oferecer uma programação variada, com visitas guiadas, oficinas de arte, peças teatrais, contação de histórias e shows musicais, tudo isso até o dia 26 de janeiro”, enfatiza o secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias.
As inscrições para as atividades semanais abrirão sempre às quartas-feiras. Nos dias 15 e 22 de janeiro, novas vagas estarão disponíveis para o público se inscrever para as atividades da respectiva semana. A programação vai até o dia 26 de janeiro. Para participar, o público interessado deve realizar a inscrição gratuita pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
Imersão no mundo dos museus
A abertura do festival no Palacete Provincial promete ser uma verdadeira imersão no mundo dos museus. O público poderá conhecer as coleções de arte, os acervos que fazem parte do espaço cultural, além de participar de visitas guiadas pelo Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam) e pelo Museu Tiradentes da Polícia Militar (MTPM).
As crianças também vão participar de duas atividades especiais. A primeira, em homenagem ao Dia do Fotógrafo, na qual irão aprender sobre câmeras, revelação de fotos e a profissão do fotógrafo profissional. A segunda atividade será uma oficina de artes visuais, onde os pequenos poderão soltar a imaginação em telas de pintura e criar suas próprias obras de arte.
Segundo Ricardo Lopes, gerente da Central de Arte e Educação da secretaria, ao final dessas atividades, as obras serão exibidas em uma árvore artística, que ficará em exposição durante todo o mês de janeiro no Palacete Provincial.
“As crianças terão a oportunidade de criar suas obras e vê-las expostas por um mês em um prédio histórico, podendo convidar amigos e familiares para visitar a obra que ela fez. Será um dia de muita diversão e lazer, onde as crianças e as famílias que participarem vão viver uma experiência muito especial nos nossos espaços culturais”, afirma o gerente.
Exposição temporária
Os trabalhos artísticos criados pelas crianças durante o Festival de Férias 2025 no Palacete Provincial serão expostos em uma árvore cênica chamada “Pé de Livros”. Nesta ocasião, as obras serão os frutos dessa árvore, e terão como inspiração histórias infantis de autores amazonenses como Ana Peixoto, Elson Farias, Thiago de Melo e Leyla Leong, que trazem por meio da literatura a importância de valorizar a rica fauna e flora amazônica.
Programação da semana
A programação do festival continua nos dias 10 e 11 de janeiro, das 14h às 17h. Começando pelo Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ) na sexta-feira (10/01), onde os visitantes poderão participar de oficinas e realizar uma visita guiada ao palácio, explorar a Galeria do Largo e visitar a exposição “Olho Mágico”, durante uma oficina na Casa das Artes.
No sábado (11/01), a programação se repete, mas ganha um atrativo a mais, uma apresentação teatral no Teatro Gebes Medeiros, às 16h. A peça intitulada “Rosalinda – Cobra Encantada”, é uma contação de histórias que fala sobre uma mãe e uma filha que moram em uma comunidade muito distante no interior do Amazonas e tem desejos de vida diferentes.
Entre encontros mágicos e dilemas profundos, Rosalinda traz reflexões sobre os limites entre o que é real e o que é possível. Será que a cobra encantada irá realizar seus desejos? E o que as duas mulheres terão que aprender ao longo dessa jornada, que vai muito além da floresta?
A programação completa do Festival de Férias 2025 pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais @culturadoam.
FOTOS: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa