O Comitê Gestor de Prevenção ao Suicídio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) organizou uma série de atividades, como palestras e rodas de conversa, para sensibilizar e conscientizar a população durante a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Nesta terça-feira, (03/09), a programação acontece nas escolas, com uma videoconferência.
“Prevenção do suicídio nas escolas: identificação, manejo e encaminhamento” é o tema da videoconferência, ministrado pela psicóloga Luziane Costa. As videoconferências serão transmitidas pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM) para as escolas da capital e do interior. O público-alvo são professores, profissionais da assistência e da saúde. Ao todo, serão quatro videoconferências.
No domingo (1º/09), a Policlínica Joventina Dias, no bairro da Compensa, na zona oeste da Manaus, realizou uma passeata na ponte Jornalista Phelippe Daou (Ponte Rio Negro), chamando a atenção de motoristas e pedestres para a prevenção.
Ao longo do mês de setembro, os Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics) promoverão palestras e rodas de conversas direcionadas ao público infantil e jovem. Enquanto isso, nas policlínicas, os adultos e idosos também são parte do público-alvo da campanha.
As populações mais vulneráveis estão no centro do Setembro Amarelo, mas todos os públicos receberão orientações durante a programação, informou a coordenadora do Comitê Gestor de Prevenção ao Suicídio, Luciana Diederich.
“O nosso público, no sentido do usuário, de quem tem mais vulnerabilidade para a nossa região, é o indígena, o jovem, o idoso, LGBT e pessoas com transtorno mental, por serem os segmentos mais vulneráveis, mais suscetíveis, conforme os indicadores”, disse a coordenadora.
Oficina – De acordo com os dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), de 2016 a 2018 ocorreram 628 óbitos por suicídio no Amazonas. Três municípios lideram as ocorrências – Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga – e foram escolhidos para receber oficinas de qualificação.
As inscrições são destinadas aos profissionais dos setores de saúde, assistência, justiça, segurança, educação, movimentos sociais indígenas e não indígenas. A capacitação ajudará os profissionais a identificar os casos que precisam de acompanhamento. As inscrições podem ser feitas nas secretarias municipais de saúde de cada município.
“Vamos abordar também a linha de cuidado no território, como está o fluxo para as tentativas de suicídio, qual é o cuidado que tem ofertado no município, principalmente na população indígena”, disse a coordenadora.
Como ajudar – Para quem está precisando de ajuda, deve-se procurar acompanhamento nos 24 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no Estado e nas Unidades Básicas de Saúde mais
próxima da residência; Corpo De Bombeiros (193), Centro de Valorização da Vida – CVV (188) e Samu (192) devem ser acionados.
Como perceber – De acordo com Luciana Diederich, os sinais podem ser percebidos por familiares, colegas de trabalho e amigos. “As pessoas vão sinalizando, comentam, não só se comportam, se isolam mais, mas também verbalizam de ‘não querer mais viver’, ‘a vida está ruim’. Então, algumas coisas são indicativos e sinalizam. O comportamento das pessoas muda”, alertou a coordenadora.
ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO
Caic Ana Braga
Setembro: Painéis interativos no salão; roda de conversa uma vez na semana com psicólogos, enfermeira e assistente; distribuição de textos sobre o tema.
Caic Moura Tapajós
Dias 04/09 e 12/09: Palestra Educativa com a Equipe de Estágio Psicossocial Caic MT, sob supervisão do Serviço Social
Dias 20/09, 26/09 e 30/09: Panfletagem, palestra educativa e roda de conversa com servidores dos dois turnos
Policlínica Danilo Corrêa
Dia 18/09, às 9h: Palestra – Professora Enfermeira Katia Lemos e alunos, Psicóloga Francilane Mendes.
Dia 18/09, às 15h: Palestra – Psicóloga Ione Santos, Psicóloga Francilane Mendes.
Dia 19/09, às 9h: Palestra – Professora Enfermeira Edna e alunos, Psicóloga Francilane Mendes.
Dia 19/09, às 15h: Palestra – Psicóloga Ione Santos
Policlínica José Lins
Setembro: Palestras em três escolas da comunidade do bairro da Redenção
Policlínica Zeno Lanzini
Dia 18/09: Roda de conversa sobre Depressão e o Panorama do Suicídio no Amazonas e sobre o tema “Antes de cuidar do outro preciso cuidar de mim”; leitura de textos e poesias para o enfrentamento do Suicídio; Zumba Amarelo –Falar e Dançar, é a Melhor Solução
Dia 20/09 – Roda de conversa Depressão e Suicídio.
Teleconferências
Dia 03/09: Prevenção do suicídio nas escolas: identificação, manejo e encaminhamento
Palestrante: psicóloga Luziane Costa (Unip)
Dia 11/09: Suicídio: uma epidemia silenciosa e silenciada
Palestrante: psicóloga Horleans Pereira (NAVIMA)
Dia 18/09: Automutilação e Ideação Suicida
Palestrante: psicóloga Silvana Nascimento (CRDQ)
Dia 25/09: Suicídio de idosos e relações familiares: Impactos na saúde mental
Palestrante: psicóloga Denise Gutierrez (Ufam)
FOTO DIVULGAÇÃO/portaldogovernodoamazonas