Senador Plínio diz que impeachment de Moraes teria evitado crise internacional

Em entrevista ao programa Direto ao Fato, da Revista Exato, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse que o Senado tem sido omisso e não está reagindo como prevê a Constituição, para preservar sua autonomia frente aos abusos do Supremo Tribunal Federal em dobradinha com o presidente Lula, como foi o caso sem nenhuma previsão legal do ministro Alexandre de Moraes, numa canetada, autorizar o aumento do IOF derrubado em votação expressiva no Congresso Nacional. Sobre as sanções aplicadas pelo Governo Trump aos ministros do Supremo Tribunal Federal, Plínio disse que Alexandre Moraes não é “intocável” lá fora.

O Senado não faz nada, é omisso e está desmoralizado, Plínio diz que ainda é tempo do Senado reagir retomando sua prerrogativa em questões tributárias e da Anistia aos presos do 08 de janeiro, sua competência exclusiva e não de “machões” como Lula e Moraes.

Anistia, IOF, emendas, isso é coisa do Congresso, mas o Moraes não deixa. Esse é um bom momento de dizer: deixa que nós, no Congresso, tratamos de Anistia, IOF, emendas . São matérias do Congresso Nacional. O Brasil tem tradição de conceder Anistia. Lula e Dilma estão aí por isso. Está na hora de dar uma freada nesse caminhão.

Na entrevista comandada pelas jornalistas Déborah Sena e Camila Abdo, Plínio disse que se o Senado tivesse cumprido sua obrigação e votado o impeachment de Moraes há quatro anos, o Brasil não estaria mergulhado na crise de sansões do presidente dos EUA, Donald Trump, um verdadeiro campo minado, em que qualquer passo em falso essas minas vão estourar nas costas dos brasileiros .

É vergonhoso um ministro do Supremo não poder entrar em outro País. Se estivéssemos vivendo um pleno estado de direito, eu estaria nas ruas contra Trump. Mas não estamos . E as ONGs que mandam na Amazônia? Isso não é intervenção internacional? É vergonhoso mas necessário. Quem sabe daí não saia alguma coisa

Em relação a campanha de Lula sobre a soberania nacional frente ás sanções, Plínio disse que é doloroso viver a hipocrisia do presidente que, usa as sanções politicamente, mas vai á Argentina , em solo estrangeiro, exibir cartaz contra a condenação da ex-presidente Cristina Kirchner por corrupção. Plínio também criticou “as asneiras” de Lula estar usando os BRICS dirigido por Dilma, para apagar fogo com gasolina quando defende o fim da dolarização da economia dos países membros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *