Chico Preto cita hipocrisia de Arthur na ONU

O vereador Chico Preto criticou, na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira (24), a hipocrisia do prefeito Arthur Neto (PSDB) – que palestrou sobre a preservação da Amazônia na cúpula do clima da ONU, em Nova York (EUA) -, mas é omisso na política pública ambiental da cidade. O parlamentar citou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) tem apenas 12 fiscais ambientais e um dos menores orçamentos da Prefeitura.

“Talvez poucos saibam, mas Manaus, uma cidade com 2,3 milhões de habitantes, possui apenas 12 fiscais ambientais e não se faz concurso público desde 2012. De todas as denúncias que chegam à Semmas, apenas 30% são atendidas porque não há estrutura para averiguá-las. Além disso, o orçamento da Semmas é de 0,3% do orçamento da Prefeitura de Manaus. Há aqui uma contradição”, afirmou.

Chico Preto lembrou, ainda, que a Prefeitura tem investido mais em publicidade e propaganda do que em diversos órgãos, incluindo a Semmas, o que segundo ele, mostra a contradição entre o discurso e a prática do prefeito.

“A contradição é que a Prefeitura gasta mais com publicidade do que cinco secretarias juntas. A contradição é quando vejo o prefeito fazer discurso na ONU sobre meio ambiente. Casa de ferreiro espeto de pau. Manaus tem uma política de meio ambiente pífia. O Arthur falando na ONU é igual o Fábio Assunção, o maior maconheiro do Brasil, subir o morro para lamentar e morte de um criança em consequência do tráfico que ele fomenta” disse.

Mais orçamento

O parlamentar sugeriu que quando o orçamento de 2020 da Prefeitura for analisado pela CMM, os vereadores se comprometam em reforçar a destinação de verbas para a Secretaria de Meio Ambiente.

“O que proponho aqui, para não ficar somente no campo da reclamação, é que no orçamento para 2020 essa casa tenha o compromisso de reforçar o orçamento da Semmas a fim que consigam contratar mais fiscais”, destacou.

FOTO: ALCIDES NETTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *