Com o avanço das discussões sobre meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais, a arquitetura regenerativa tem se destacado como uma tendência na construção civil na Amazônia. O modelo propõe que as obras não apenas reduzam impactos ambientais, mas também atuem na recuperação e no equilíbrio dos ecossistemas.
Segundo a arquiteta da construtora amazonense Tec Obras, Judy Souza, esse modelo de arquitetura pode ser aplicado em projetos residenciais, urbanos e institucionais, por meio de estratégias como reaproveitamento de água, geração de energia limpa, uso de materiais regionais e soluções que priorizam ventilação e iluminação natural. “O objetivo é que os edifícios tenham impacto positivo, devolvendo à natureza parte do que é consumido durante a obra e a ocupação”, comenta.
Ainda segundo Judy Souza, a arquitetura regenerativa representa uma evolução do conceito de sustentabilidade. “Ela propõe que as construções se tornem parte ativa do meio ambiente, contribuindo para restaurar o equilíbrio ecológico e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explica.
A arquiteta da Tec Obras destaca, ainda, que a expansão da arquitetura regenerativa depende de um esforço coletivo entre profissionais, empresas e comunidades. “Quando o setor da construção entende que é possível projetar de forma a regenerar o meio ambiente, damos um passo importante para o futuro, principalmente nas cidades e estados que compõem a Amazônia”, afirma.
Sobre a Tec Obras
Construtora amazonense, a Tec Obras é especializada em serviços na construção civil, com atuação em obras residenciais, comerciais e industriais, além de projetos arquitetônicos, manutenção predial, pavimentação e saneamento. Com foco em qualidade, a empresa atende tanto à iniciativa privada quanto pública, contribuindo para o desenvolvimento e modernização de espaços urbanos. A sede está localizada na rua Ramos Ferreira, 2025, Praça 14 de Janeiro. Contatos: (92) 98477-0801 e (92) 3673-2783.