Oficina de Planejamento do Polo Manaus Amazônia acontece na segunda (04) e terça-feira (05/11), com proposta de estimular produção de itens como fitoterápicos e biocosméticos
Com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de outras instituições locais e nacionais, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realiza, nesta segunda (04) e terça-feira (05/11), a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico do Polo Manaus Amazônia da Rota da Biodiversidade. A dinâmica acontece no Auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), localizado na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Dezembro.
A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento regional e a inclusão produtiva por meio da estruturação da cadeia de produção da biodiversidade. Neste contexto, estão inseridas a manufatura de produtos como fitoterápicos, fitofármacos e biocosméticos, por exemplo.
Durante a oficina, será definida a abrangência territorial do Polo e elaborada uma carteira de projetos por meio da definição de intervenções prioritárias para a estruturação das atividades. Além disso, serão designados os responsáveis pela elaboração das propostas e os potenciais financiadores.
“A Rota da Biodiversidade busca o desenvolvimento de novos negócios e produtos, utilizando a biodiversidade brasileira para a indústria bioquímica e o fortalecimento da indústria de cosméticos, que já usam esses insumos como elemento para a produção. Nosso objetivo é fortalecer a cadeia de fornecimento de insumos para esse setor da economia”, destacou o coordenador-geral de Sistemas Produtivos e Inovativos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU), Vitarque Coelho.
A criação do Polo Manaus Amazônia é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a SDRU e a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). A instalação da unidade dará continuidade à Oficina de Prospecção da Rota da Biodiversidade na região do Médio Purus, também no Amazonas. A ideia é integrar as duas ações para que elas atuem em conjunto.
Atualmente, a Rota da Biodiversidade já apoia três outros Polos, todos situados no Nordeste. Dois deles estão na Bahia, enquanto o outro contempla os estados de Paraíba e Pernambuco. Neste último, estão inseridos produtores e empreendedores das cidades de Brejo da Madre de Deus (PE), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), João Pessoa (PB), Nova Palmeira (PB), Recife (PE) e Santa Maria da Boavista (PE).
Existem hoje nove tipos de Rotas em atuação no País: do Açaí; da Biodiversidade; do Cacau; do Cordeiro; da Economia Circular; do Leite; do Mel; do Peixe; e da Tecnologia da Informação. As unidades estão espalhadas pelas cinco regiões brasileiras.
Serviço: Oficina de Planejamento Estratégico do Polo Manaus Amazônia da Rota da Biodiversidade
Data/hora: Segunda-feira (04/11), 14h30 às 17h30; e terça-feira (05/11), das 8h30 às 17h