Maternidades: Susam realiza curso com certificação internacional para profissionais de obstetrícia

Profissionais das maternidades estaduais participam, neste final de semana (16 e 17/11), do curso de suporte avançado de vida em obstetrícia. Oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o curso vai qualificar 100 médicos e enfermeiros da rede pública de saúde. Os participantes aprovados receberão certificado reconhecido internacionalmente.

De acordo com o titular da Susam, Rodrigo Tobias, o curso prepara os profissionais para atendimentos de partos prematuros, casos de hemorragia no final da gestação, eclampsia entre outros temas.

“O curso faz parte das ações para redução de óbitos maternos que a Susam está desenvolvendo. No ano passado, a capital registrou 37 óbitos, e, com muito esforço nesta gestão, o quantitativo em Manaus caiu para 13. Estamos qualificando nossa equipe para melhorar ainda mais esse índice”, ressaltou o secretário.

De acordo com a Gerência de Maternidades da Susam, as principais causas de óbito materno no estado são: infecção puerperal, eclampsia e hemorragia pós-parto.

A coordenadora da Rede Cegonha da Susam, Cilícia Aquino, ressaltou que a gestão estadual da Saúde do Amazonas está preocupada com os índices de mortalidade materna e comprometida para alcançar a redução desses índices.

“Os profissionais que ministram o curso têm vasta experiência no atendimento na área da obstetrícia, com mestrado, doutorado. O curso tem reconhecimento internacional”, disse Cilícia.

Teoria e prática – Divididos em três turmas, os funcionários terão aulas práticas e teóricas com profissionais renomados, como o médico obstetra Marcos Roberto Ymayo. Com pós-doutorado em Ciências da Saúde, o médico é um dos fundadores da Also Brasil, sigla em inglês para Suporte Avançado em Obstetrícia, que é referência mundial de melhoria e uniformização da assistência multidisciplinar materna.

Administrado pela American Academy of Family Physician (AAFP), o curso é desenvolvido em forma de aulas e workshops, utilizando modelos de tamanho natural e tem duração de dois dias.

De acordo com a Rede Cegonha, a proposta do curso é padronizar as condutas e procedimentos realizados em situações de emergência e de urgência, a fim de melhorar a qualidade da assistência e otimizar o desempenho dos profissionais de saúde e das equipes de trabalho nos atendimentos hospitalares.

Vagas preenchidas – As maternidades receberam fichas de inscrição, conforme o número de profissionais que integram o seu quadro. Todas as vagas da primeira turma já foram preenchidas. A segunda e terceira turmas estão previstas para os meses de fevereiro e março, respectivamente.

Ao final, as turmas passam por provas escritas para avaliação do conhecimento técnico, e provas práticas para verificação do desempenho do profissional frente a diferentes situações.

Os participantes aprovados receberão certificado reconhecido internacionalmente, emitido pelo ALSO Brasil e AAFP.

PROGRAMAÇÃO

Datas: 16 e 17 de novembro de 2019

Instrutores: Anice Maria Vieira Camargo Martins, Carlos Henrique Esteves Freire, Marcos Roberto Ymayo, Maria Aparecida Chiea, Rodrigo Cerqueira de Souza

Local do evento: Novotel, avenida Mandii, 04, Vila Industrial

Traje: Confortável; não usar anéis e celular.

Nota: Não será permitido a entrada após o horário.

1º DIA: Sábado (16/11)

7h: Inscrições

7h10: Introdução – Marcos Roberto Ymayo

7h20: Assistência Obstétrica Segura – Marcos Roberto Ymayo

8h05: – Hemorragia no Final da Gestação – Carlos Henrique Esteves Freire

8h50: Trabalho de Parto Prematuro – Maria Aparecida Chiea

9h45: Coffee Break

10h: ESTAÇÕES PRÁTICAS – Amarelo, Azul , Verde e Vermelho

1 – Distocia de Ombro – Carlos/Chiea

2 – Caso Clínico Eclampsia e Prolapso – Anice

3 – Vigilância Fetal Intraparto – Marcos

4 – Hemorragia no 1º Trimestre – Rodrigo

13h: Almoço

15h: ESTAÇÕES PRÁTICAS – Amarelo, Azul , Verde e Vermelho

1 – Reanimação Materna – Anice

2 – Parto Vaginal Assistido – Carlos/Marcos

16h45: Coffee Break

3 – Hemorragia do 1º Trimestre – Rodrigo

4 – SEPSE – Rodrigo

19h: Lacerações de 3º e 4º Graus – Rodrigo Cerqueira de Souza

18h45: Distocia – Anice Maria Vieira Camargo Martins

2º DIA: Domingo (17/11)

7h: ESTAÇÕES PRÁTICAS – A,B e C

1 – Crise no Nascimento – Chiea/Marcos

2 – Apresentações Anômalas – Rodrigo/Marcos

3 – Parto Vaginal Assistido – Carlos/Anice

Distócia de Ombro – Carlos/Anice

4 – SEPSE – Rodrigo

9h30: Prova Escrita

Prova Prática

FOTO: Divulgação/Susam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *