A brasileira Denise Vicentin, de 52 anos, recebeu uma prótese através de uma impressora 3D no olho direito, após ter perdido o membro devido a um câncer de pele, em 2010. O procedimento foi realizado no dia 3 de dezembro de 2019, após ela ter rejeitado fazer uma prótese feita à mão, que custava mais de R$ 1 milhão. As informações são do jornal britânico “Daily Mail”.
Denise foi atendida por uma equipe de pesquisadores da Universidade Paulista, em São Paulo, que desenvolveram um tratamento mais barato e rápido. Através de um celular, os médicos tiraram 15 fotos da paciente para montar um modelo tridimensional em um computador e, em seguida, imprimiram a prótese em 3D, utilizando fibras sintéticas, silicone e resina.
Denise abraça o médico Rodrigo Salazar-Gamarra, que ajudou no procedimento Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Para tornar a prótese o mais realista possível, os pesquisadores pintaram cuidadosamente para combinar com a pele e os olhos verde-azulados da paciente. Os médicos tiveram que implantar ganchos de titânio na órbita ocular para deixar a prótese fixada no lugar.
O procedimento teve duração de 12 horas, mas o processo durou mais de um ano, devido cirurgias feitas para adaptação. Conforme o jornal, Denise estava tão constrangida com o ferimento que evitou ser vista em público e caiu em prantos quando viu seu reflexo no espelho.
Agora, Denise disse que a prótese, que é do tamanho de um ovo, a deixa confortável o suficiente para andar em público, algo que ela evitava há anos.
“Antes quando eu estava no metrô ou trem, tentei não prestar atenção nos olhares.Em lugares público, eu os sentia olhando, e a pessoa até saía quando me via. Fazia muito tempo que olhava para um rosto que faltava, então estou tão feliz. Só o tirei para limpá-lo, porque até durmo com ele, disse ao jornal. Mais Noticias Em… https://extra.globo.com/noticias/brasil/brasileira-ganha-protese-3d-apos-perder-olho-devido-cancer-de-pele-24175481.html