FGTS: mais de 2,3 milhões de trabalhadores aderiram ao saque-aniversário

Segundo dados da Caixa Econômica Federal, até o dia 14 de fevereiro, mais de 2,3 milhões de pessoas optaram pelo saque-aniversário, que permite a retirada anual de parte do saldo da conta do FGTS, no mês do aniversário. Em contrapartida, o trabalhador fica impedido de resgatar o valor de sua conta vinculada caso seja demitido, mas ainda tem direito à multa de 40% em caso de demissão sem justa causa.

A adesão é voluntária e pode ser realizada pelo aplicativo FGTS, pelo site fgts.caixa.gov.br, pelo internet banking ou nas agências, até o dia 31 do mês de nascimento, caso o interessado queira receber a parcela ainda este ano.

A quantia obedecerá a um percentual calculado sobre o saldo da conta (de 5% a 50%, dependendo do caso), acrescido de uma parcela adicional fixa (de até R$ 2.900), como estabelecido pela Medida Provisória (MP) 889/2019.

Em caso de arrependimento, o trabalhador só poderá retornar ao saque-rescisão (modalidade antiga, que permite retirar todo o fundo em caso de demissão sem justa causa) após dois anos da data da adesão ao saque-aniversário, tendo direito aos valores depositados na conta de FGTS a partir do fim do período de carência da migração.

A modalidade é diferente do saque imediato, no qual há possibilidade de sacar até R$ 500 por conta vinculada, ativa ou inativa, e não interfere nas outras condições de retirada previstas em lei. Mais Noticias Em… https://extra.globo.com/noticias/economia/fgts-mais-de-23-milhoes-de-trabalhadores-aderiram-ao-saque-aniversario-24269600.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *