Veja medidas que podem ajudar a proteger motoristas de aplicativo e passageiros

A prisão de um motorista de aplicativo, nesta terça-feira, suspeito de praticar um estupro dentro do veículo em que trabalhava durante uma viagem na Zona Sul do Rio, reforça a necessidade de proteção para condutores e passageiros. Segundo a Uber, todas as viagens com a plataforma são registradas por GPS. Isso permite que, em caso de incidentes, a equipe especializada dê o suporte necessário, sabendo quem foi o motorista, o usuário, os seus históricos e o trajeto realizado.

Ao longo do trajeto, segundo a empresa, usuários podem compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem desejarem. Por meio da central de segurança também é possível ligar para a polícia em situações de risco ou emergência Ainda segundo a empresa, os motoristas passam por uma checagem de antecedentes criminais a partir dos documentos fornecidos pelo próprio motorista. A Uber afirma que realiza rechecagens periódicas pelo menos uma vez a cada 12 meses.

Em cinco cidades brasileiras (Salvador, Campo Grande, São Luís, Sorocaba e Uberlândia), motoristas parceiros e usuários da Uber têm a opção de gravar o áudio da viagem por meio de um botão na central de segurança do app. Após o trajeto percorrido, se desejarem informar algum problema, podem também encaminhar o arquivo de áudio para a Uber. O conteúdo, criptografado, fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação, mas só a Uber tem acesso – isso se o arquivo for compartilhado. Esse material pode ser utilizado em investigações.

Outra medida informada pela Uber pode identificar paradas inesperadas ou longas: se um evento desse tipo for detectado, o próprio sistema pode iniciar automaticamente uma checagem, enviando uma mensagem para o motorista e o usuário direcionando-os às ferramentas de segurança do aplicativo, como ligar para a polícia, compartilhar a viagem ou até mesmo abrir um contato com a central de atendimento para casos não urgentes.

Além disso, a empresa tem uma equipe especializada para detctar automaticamente linguagem imprópria nas mensagens enviadas no bate-papo do aplicativo. Depois de cada viagem, usuários e motoristas são convidados a avaliar a experiência. Caso o usuário ou motorista precise reportar algum incidente, a Uber conta com uma equipe de suporte disponível todos os dias, que analisa caso a caso. A denúncia pode ser feita pelo menu de ajuda do próprio app ou pelo site uber.com/ajuda. Mais Noticias Em… https://extra.globo.com/noticias/rio/veja-medidas-que-podem-ajudar-proteger-motoristas-de-aplicativo-passageiros-24296926.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *