Expositores aliam arte com sustentabilidade no II Simpósio Internacional de Gestão Ambiental

Além das palestras e debates, com especialistas ambientais e autoridades jurídicas, uma das atrações do II Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) até o próximo sábado (19), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, é a exposição de produtos e artigos artesanais produzidos por designers, artistas e empresas amazonenses com foco na sustentabilidade, reciclagem e regionalismo.

Com mais de sete anos de carreira no mercado local de moda, as artistas Rosângela Alves e Kariny Sanchez estão lançando no evento, as peças de suas novas coleções de vestidos, camisas e canecas, nas quais utilizam elementos da natureza como folhas, para produzir estampas e desenhos com traços orgânicos, originais e temática amazônica. “A aceitação do público do simpósio está ótima, principalmente dos convidados de outros estados e países que ainda não conheciam nosso trabalho de confecção de peças únicas e exclusivas, que levam os nomes de folhas de plantas da região”, disse Rosângela Alves, criadora da grife Anama.

Do município de Santa Isabel do Rio Negro, a 613 quilômetros de Manaus, a artesã Délia Veloso, trouxe para o simpósio, bolsas, biojóias e diversos artigos produzidos com madeiras nobres e palhas de piaçava recolhidas na floresta.

“Agradecemos ao TCE-AM, o convite para um evento internacional deste porte. É sempre importante debater soluções para as questões ambientais e, também, mostrar que é possível gerar emprego e renda com respeito e preservando a natureza”, explicou Délia, que vendeu mais de 20 canetas produzidas com madeira marchetada durante os dois primeiros dias do evento.

O II Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas também é palco, para que os moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, localizada na margem esquerda do Rio Negro, apresentem e comercializem uma série de produtos – de bombons e doces a sabonetes e óleos para a pele – feitos com plantas, frutas e produtos cultivados pelos três mil moradores, das 16 comunidades que integram a reserva.

No total, nove estandes com produtos amazônicos, de camisas e roupas, a objetos de decoração e bebidas, participam do Simpósio, que termina neste sábado (19), com as palestras e paineis do vice-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, conselheiro Mario de Mello, às 8h30, do auditor do Tribunal de Contas Europeu, Ernesto Roessing, às 10h, do ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, e do vice-diretor de Agricultura, Recursos e Auditoria Ambiental de Pequim (China), às 14h10.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *