Mais de mil vagas gratuitas de qualificação e empreendedorismo

 Mais de 1,1 mil vagas de qualificação profissional e capacitação empreendedora serão oferecidas, gratuitamente, pela Prefeitura de Manaus, como parte da política pública de fomento ao emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico. As vagas foram disponibilizadas por meio de sete termos de cooperação técnica assinados pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, por Parcerias Público-Privadas (PPPs). É a maior parceria e oferta de vagas já realizada por uma gestão pública, no Amazonas.

A solenidade de assinatura foi realizada na tarde desta quarta-feira, 30/10, na sede da prefeitura, Compensa, zona Oeste, com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro; do secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Marco Pessoa; e representantes das instituições parceiras. A execução dos cursos será sem custos ao cofre municipal. “São parceiros fundamentais na motivação do empreendedorismo e da empregabilidade. Eu recebo com muita satisfação essa parceria, porque ela vem de uma confiança mútua”, disse o prefeito.

Arthur Neto destacou que o novo espírito empreendedor deve ser estimulado pelas políticas públicas, dando aos jovens a oportunidade de crescer, criar, progredir em seus negócios. “A gente já plantou muita coisa e já existe uma noção empreendedora. Em nossas escolas, estamos falando de empreendedorismo desde a educação infantil. Em vez da antiga cantilena do meu primeiro emprego, estamos trabalhando a ideia da minha primeira empresa”, afirmou o prefeito, lembrando que no próximo ano será entregue, no Centro Histórico de Manaus, um verdadeiro templo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, no antigo Hotel Cassina, que está sendo restaurado pela Prefeitura de Manaus.

O prefeito também ressaltou o esforço que a Prefeitura de Manaus vem fazendo para aumentar o nível de empregabilidade, ou seja, oferecer ao mercado de trabalho pessoas capazes para ocupar as vagas ofertadas pelos diversos segmentos econômicos. “E é isso que estamos fazendo, oferecendo oportunidades para quem quer empreender, quer ficar rico de forma legítima, com trabalho e criatividade, e também oferecendo oportunidades àqueles que querem um emprego qualificado, isso é empregabilidade”, afirmou.

O titular da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Marco Pessoa, explicou que a grande parceria formada é fruto da credibilidade do prefeito Arthur Neto, que possibilitou a oferta do grande número de vagas. “Nós temos uma união de forças em prol de dois objetivos: a qualificação e a capacitação empreendedora. Temos muitos parceiros que vão dar esses cursos voltados para a indústria, para o empreendedorismo, cursos voltados especificamente para mulheres, serviços, marketing”, detalhou.

 Vagas

Os editais para concorrer às vagas gratuitas em cursos de capacitação e empreendedorismo começam a ser publicados no Diário Oficial do Município (DOM) e no site da Semtepi nesta quinta-feira, 31/10, e a inscrição começa na segunda-feira, 4/11, no Escritório do Empreendedor, que fica na rua Rio Jamary, conjunto Vieiralves, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

No âmbito da Qualificação Profissional, serão lançados três editais de seleção, com três parceiros diferentes: PFC Cursos e Treinamentos, com 80 vagas; Motirõ Criativo, com 240 vagas; e Mega Cursos e Treinamentos, com 120 vagas. Os editais, que apresentam cursos nas áreas da indústria, administração, comércio e entre outros, serão lançados separadamente, de acordo com o cronograma montado pelo departamento de Qualificação Profissional, para que as datas de inscrição e realização dos cursos não conflitem.

Para a execução das capacitações empreendedoras, o Escritório do Empreendedor conta também com quatro parceiros do ecossistema. A empresa Pequenos Negócios – Treinamentos e Consultoria, entra com 150 vagas; Escalada Empreendedora, com 300 vagas; Instituto Rede de Mulheres Empreendedoras, com 180 vagas; e Meu Up, com 75 vagas.

“É uma estratégia inteligente da Prefeitura de Manaus e a nossa empresa se sente gratificada de participar desse momento especial. Sempre buscamos fazer a diferença na vida das pessoas e tenho certeza de que, com as vagas que estamos oferecendo, faremos a diferença”, concluiu o representante do Mega Curso, Antônio Queiroz, um dos sete parceiros.

 Fotos – Mario Oliveira / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *