Parceria entre Setemp e Norte Energia garante 100 contratações de Pessoas com Deficiência

Ser contratado em uma vaga de emprego gera alegria e renova as esperanças de qualquer um, quanto mais dos que ainda sofrem preconceito na sociedade e enfrentam dificuldades para entrar no mercado de trabalho, como é o caso das Pessoas com Deficiência (PcDs). Sabendo dessa realidade, a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), firmou parceria com a empresa Norte Energia para garantir a contratação de 100 PcDs no Amazonas.

 A cooperação foi firmada no ano passado, quando a secretaria e a empresa reuniram várias instituições e entidades que envolvem a defesa dos direitos dos PcDs, a fim de conhecer a vivência e as necessidades dos cidadãos, para dar início aos processos seletivos. As contratações foram feitas pela empresa, na sede da Setemp, na tarde desta quarta-feira (22/01).

 O jovem Luiz Gonzaga, que é cadeirante, diz estar muito feliz por sua admissão na vaga de auxiliar administrativo. “Eu estava há um ano desempregado, participei de processos seletivos da Norte Energia e agora deu tudo certo, graças a Deus. Agradeço à Setemp e ao grupo ‘Juntos Somos Mais Fortes’, porque se não fosse por esse apoio eu não teria sido incluído no mercado de trabalho”, afirmou.

 De acordo com o artigo 93 da Lei 8.213/1991, conhecida como “Lei das Cotas”, a empresa com 100 ou mais empregados deverá preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência habilitadas, independentemente do tipo de deficiência ou de reabilitação.

Segundo a secretária executiva da Setemp, Neila Azrak, é um grande avanço o Governo do Amazonas poder fomentar a inclusão e oportunidade de trabalho para centenas de PcDs no estado.

“Esse é o valor dessa parceria, em que instituições públicas e privadas se unem no propósito de fazer mais pelas pessoas, de ampliar o caminho para a dignidade que o trabalho e o emprego geram no ser humano. Agradecemos à Norte Energia e estamos à disposição de outras empresas para aumentar o acesso ao mercado de trabalho no Amazonas”, disse.

FOTO: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *