Califórnia e Texas registram picos de coronavírus, enquanto Arizona aperta restrições para enfrentar nova onda

LOS ANGELES – Califórnia e Texas registraram picos recordes de novas infecções pelo novo coronavírus nesta segunda-feira, com o condado de Los Angeles – segunda maior cidade dos Estados Unidos – relatando um aumento “alarmante” de casos em um dia, elevando o total a mais de cem mil.

Los Angeles se tornou um novo epicentro da pandemia, à medida que os casos da doença e as hospitalizações aumentam por lá, apesar das rígidas ordens do governador da Califórnia, Gavin Newsom, exigindo o fechamento de bares e o uso de máscaras em quase todos os espaços públicos. Médicos tratam um paciente de coronavírus num hospital de Houston, Texas: estado vem registrando recordes de novos casos.

“Os alarmantes aumentos de casos, taxas de exames positivos e hospitalizações sinalizam que nós, como comunidade, precisamos tomar medidas imediatas para diminuir a disseminação da Covid-19”, disse Barbara Ferrer, diretora de saúde pública do condado de Los Angeles, em um comunicado anunciando o aumento acentuado: “Caso contrário, estamos nos movendo rapidamente para sobrecarregar nosso sistema de saúde e vendo doenças e mortes ainda mais devastadoras”.

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, anunciou uma “pausa difícil” ao falar sobre quando cinemas, parques temáticos e outros locais de entretenimento poderão reabrir. Ele também disse que as praias serão fechadas no fim de semana de 4 de julho, Dia da Independência, e que fogos de artifício serão proibidos.

A praia de Venice Beach lotada no feriado de Memorial Day, em maio: as praias de Los Angeles serão fechadas no próximo feriado, 4 de julho Foto: APU GOMES / AFP

Foram registrados 7.418 testes positivos para coronavírus subiram na Califórnia nesta segunda-feira, elevando o número total para quase 223 mil, o maior aumento em um dia desde o início do rastreamento. O estado está entre vários, incluindo Flórida, Texas e Arizona, que enfrentam uma nova onda de infecções, à medida que os EUA sai de semanas de quarentena.

As infecções por Covid-19 no Texas aumentaram 6.545 na segunda-feira, para quase 160 mil, também estabelecendo um recorde diário. A nível nacional, houve mais de 40 mil novos casos diários pela quarta vez nos últimos cinco dias.

Arizona reage com novas medidas de restrição

O governador do Arizona, Doug Ducey, ordenou nesta segunda-feira o fechamento de bares, boates, academias, cinemas e parques aquáticos por pelo menos 30 dias. Também atrasou o início das aulas nas escolas públicas até pelo menos 17 de agosto. “Nossa expectativa é que na próxima semana nossos números sejam piores”, disse Ducey em entrevista coletiva à tarde. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, viajará a Phoenix nesta quarta-feira para discutir os esforços no combater ao ressurgimento da pandemia.

Dezenas de pessoas se divertem em Salt River, no Arizona: sem máscara do distanciamento social Foto: Cheney Orr / REUTERS/27.06.2020

Texas e Flórida ordenaram na sexta-feira o fechamento de todos os seus bares, recentemente reabertos. O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, afirmou nesta segunda-feira que o serviço interno dos restaurantes não será retomado nesta quinta-feira, conforme planejado, e será adiado indefinidamente.

As praias do Condado de Broward e Palm Beach, na Flórida, não serão abertas para o fim de semana de feriado de 3 a 5 de julho, disseram autoridades no domingo, um golpe para os moradores que esperam comemorar o Dia da Independência. O condado de Miami-Dade também anunciou o fechamento de praias.

A AMC, a maior cadeia de cinema dos EUA, anunciou nesta segunda-feira a decisão de atrasar em 15 dias a reabertura de seus cinemas, inicialmente marcada para 15 de julho. Em junho, vinte e dois estados americanos relataram aumentos recordes de novos casos, incluindo Alaska, Arkansas, Montana, Novo México, Carolina do Norte, Oregon e Utah.

A cidade de Jacksonville, na Flórida, sede de parte da convenção republicana em agosto, informou no Twitter que exigirá máscaras em público a partir da próxima segunda-feira. A secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, afirmou nesta segunda-feira que Trump “não tem nenhum problema com máscaras e faz o que sua jurisdição local solicitar”. Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/coronavirus/california-texas-registram-picos-de-coronavirus-enquanto-arizona-aperta-restricoes-para-enfrentar-nova-onda-24507668.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *