Mesmo em grupo de risco para Covid, quadro de Bolsonaro deve evoluir bem, dizem médicos

Os próximos dias serão decisivos para o quadro clínico do presidente Jair Bolsonaro, que anunciou nesta terça-feira ter sido infectado com Covid-19. O período inicial da doença é considerado crucial para determinar a gravidade de um caso. Bolsonaro, de 65 anos e com histórico de cirurgias, é parte do grupo de risco. Mas médicos ouvidos pelo GLOBO dizem que a ausência de comorbidades e de doenças de base conta a favor para uma evolução sem complicações.

 O período de maior intensidade da inflamação provocada pela doença gira em torno de oito a doze dias. É a janela de maior expectativa, de maior risco, e também quando se espera que o paciente passe bem e respire aliviado. A complicação mais grave é a pneumonia, que pode ser moderada ou crítica, exigindo admissão em UTI e até entubação. Cerca de 5% dos pacientes vão experimentar essa condição — explica o médico intensivista Ederlon Rezende.

Segundo o especialista, determinar qual será a evolução de Bolsonaro, assim como de pacientes no geral, é “absolutamente imprevisível”. Essa é uma das maiores lições da pandemia, e que também mais angustia os médicos, afirma. É fato, porém, que pessoas do chamado grupo de risco devem ter mais cautela. A idade do presidente, 65 anos, exige atenção.

 Apesar de o presidente ser saudável, não é mais nenhum jovem. E o histórico de cirurgias também preocupa — destaca Rezende, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).  Além disso, homens têm risco maior do que as mulheres, entre outras coisas, porque a expressão dos receptores de uma enzima de conversão chamada angiotensina é maior neles. Essa enzima é a porta de entrada do vírus dentro da célula.

A favor da recuperação do presidente contam um perfil estável de saúde e a ausência de doenças associadas que poderiam agravar um quadro de coronavírus, destaca a pneumologista Margareth Dalcolmo.

 Embora pertença a um grupo de pacientes que deva ser olhado com atenção, pela idade e pelas intervenções cirúrgicas anteriores, o presidente não é fumante, não é diabético, nem tem doenças de imunidade celular que poderiam colocá-lo em mais risco. Isso aumenta as chances para que evolua bem, em uma forma leve a moderada da doença, sem necessidade de ser hospitalizado — afirma a médica e pesquisadora da Fiocruz.

Ela reforça que os próximos dias serão importantes para determinar o quadro de Bolsonaro:

 Essa é uma doença bifásica. Um paciente tem que vencer os primeiros dias da grande replicação viral, que vai até o final da primeira semana de evolução. Depois a doença entra numa fase mais inflamatória, que preocupa. Não havendo complicações a partir do décimo dia a tendência é de maior chance de se sair muito bem.

Cloroquina

Mesmo antes do diagnóstico positivo, Bolsonaro afirmou que estava tomando cloroquina. O tratamento é visto com reserva por vários especialistas, e foi desaconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 É uma decisão pessoal dele, e dos colegas que o acompanham. Mas as melhores recomendações internacionais e das sociedades médicas brasileiras não indicam hidroxicloroquina nem cloroquina para tratar nenhuma forma da Covid-19 — diz Margareth.  (Bolsonaro) é um paciente que tem todas as condições de ser acompanhado da melhor forma possível e evoluir bem. E melhorando, que é o esperado, provavelmente não terá nenhuma relação com a cloroquina.

O presidente começou a tomar o remédio antes mesmo do diagnóstico positivo, escolha também discutida por médicos.

 Não há evidências científicas que suportem esse uso — diz o médico intensivista Ederlon Rezende. — Quem usa a droga acredita que ela traga benefícios uma vez feito o diagnóstico. O uso profilático, de quem ainda não tem o diagnóstico, faz menos sentido ainda.

Segundo os especialistas, para a recuperação de Bolsonaro será importante que ele siga as recomendações médicas de repouso. Alguns pacientes descrevem cansaço intenso e dores pelo corpo.

 Além de ter tudo para melhorar rápido e negativar o exame nas próximas duas semanas, é esperado que Bolsonaro cumpra o isolamento mandatório de no mínimo 14 dias, até que saia um novo teste negativo no exame PCR de controle. É o padrão — explica Margareth.

O modo como anunciou o diagnóstico positivo acendeu um alerta sobre os próximos atos do presidente. Após confirmar a notícia a um grupo de jornalistas, Bolsonaro levantou a máscara para mostrar que estava bem.

 A máscara é altamente contaminante. Principalmente no caso de alguém que sabemos que tem Covid. Pegar na máscara, e depois passar essa mesma mão em outro lugar, pode ser um foco de transmissão — afirma Rezende.

Para o médico, tirar a máscara e tocar nela, além de risco, é mau exemplo:

 Esperamos que o presidente fique bem, mas não precisa tirar a máscara para mostrar isso. Que fique bem, de máscara e isolado, para não contaminar outras pessoas. Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/mesmo-em-grupo-de-risco-para-covid-quadro-de-bolsonaro-deve-evoluir-bem-dizem-medicos-24519996.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *