Trump retuíta post afirmando que mídia, democratas e médicos estão mentindo sobre o coronavírus

(Reuters) – A Flórida registrou mais de 12.600 casos novos de coronavírus nesta segunda-feira, seu segundo maior total diário desde o início do surto, o que coincidiu com a tentativa do estado americano de reativar o turismo e atrair visitantes para a Disney World recém-reaberta.

Os números vieram à tona horas depois de o presidente Donald Trump criticar especialistas de saúde de seu governo que comandam a reação à pandemia e seu relacionamento com o principal especialista em doenças infecciosas da nação, doutor Anthony Fauci, se deteriorar ainda mais. De manhã cedo, Trump retuitou acusações de um ex-apresentador de game show segundo as quais “todos estão mentindo”, incluindo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), a principal agência da reação à pandemia.

“As mentiras mais vergonhosas são aquelas sobre a Covid-19. Todos estão mentindo. O CDC, a mídia, os democratas, nossos médicos, não todos, mas a maioria, em quem nos dizem para confiar”, escreveu Chuck Woolery na noite de domingo, sem apresentar provas: “Acho que tudo tem a ver com a eleição e impedir que a economia se recupere, o que tem a ver com a eleição”.

No mesmo dia, a Flórida relatou um aumento recorde de mais de 15 mil casos novos de Covid-19 em 24 horas. Se o estado fosse um país, a cifra o colocaria na quarta posição mundial em número de casos por dia, só atrás de EUA, Brasil e Índia, segundo uma análise da Reuters. O governador da Flórida, Ron DeSantis, classificou a disparada de casos como “um pico” e pediu aos moradores que não fiquem alarmados.

O estado computou mais de 500 mortes na semana passada – na semana anterior haviam sido mais de 300 – e é um de cerca de uma dúzia de estados onde as fatalidades aumentaram nos últimos sete dias na comparação com os sete dias anteriores, de acordo com uma análise da Reuters. A Disney World da Flórida reabriu para o público pela primeira vez desde março no sábado, exigindo que os visitantes usassem máscaras, passassem por verificações de temperatura e mantivessem distância uns dos outros. Mais notícias em… https://extra.globo.com/noticias/mundo/trump-retuita-post-afirmando-que-midia-democratas-medicos-estao-mentindo-sobre-coronavirus-24530090.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *