Webconferência aborda Vigilância Sanitária na pandemia de Covid-19 no Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza, na manhã da quarta-feira (05/08), uma webconferência sobre a atuação da Vigilância Sanitária no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Amazonas. O evento ocorre virtualmente, devido à prevenção ao novo coronavírus.

A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Telessaúde Amazonas, e estará disponível no link https://bit.ly/2BP9ECE. A webconferência também pode ser visualizada pelo aplicativo Mano Web, na aba Educação, canal Telessaúde AM. O app está disponível pelas lojas virtuais de aplicativos.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a Vigilância Sanitária tem papel fundamental no combate e prevenção a doenças, incluindo a Covid-19. “É importante que se tenha em mente que a Vigilância Sanitária é fundamental para a saúde do ambiente, eliminando, reduzindo ou prevenindo os riscos à saúde em serviços”, afirmou.

O coordenador do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária, do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS-AM (Nevisa/Devisa/FVS-AM), Marcelo Izel, acrescentou sobre a importância da prevenção. “A Vigilância Sanitária também tem esse papel orientativo e educativo perante a sociedade. Então, é importante que se conheça mais esse profissional atuante da área”, detalhou.

Data comemorativa – O Dia Nacional da Vigilância Sanitária é comemorado em 5 de agosto, data instituída pela Lei nº 13.098/2015, fazendo referência ao dia do nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, respeitável nome na história da vigilância sanitária no Brasil.

Programação – A programação da webconferência inclui explanação dos gestores do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS-AM (Devisa/FVS-AM), o farmacêutico e bioquímico Marco Antônio Fernandes Pinto, da Gerência de Serviços (GSERVIS), e o farmacêutico Jackson Pereira Alagoas, da Gerência de Produtos (GPROVIS).

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a Vigilância Sanitária estadual e o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, bairro Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Divulgação/FVS-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *