Bares de Paris serão fechados de novo para frear propagação da Covid-19

PARIS — A capital da França decretou estado de alerta máximo por causa da pandemia do novo coronavírus nesta segunda-feira. Com isso, a partir desta terça-feira, todos os bares de Paris serão fechados, mas restaurantes poderão permanecer abertos desde que respeitem as medidas de segurança.

Estamos entrando em uma nova fase — declarou a prefeita Anne Hidalgo ao anunciar as medidas que também irão ser aplicadas em outras cidades da região da capital, afetando cerca de 7 milhões de pessoas, e irão durar 15 dias.

Além dos bares, academias permanecerão fechadas e eventos com mais de mil pessoas continuarão proibidos, assim como encontros com mais de dez pessoas em espaços públicos.

Já os restaurantes vão poder permanecer abertos, mas terão que respeitar as novas medidas de segurança, como limitar grupos a no máximo seis pessoas, e registrar os nomes e os números de telefone dos clientes, além de disponibilizar álcool gel em cada mesa.

A prefeita de Paris ainda garantiu que medidas serão tomadas para evitar demissões e a falência dos estabelecimentos, mas não deu detalhes do que seria feito.

Já a presidente da região de Île-de-France — que inclui Paris —, Valérie Pécresse pediu ao Estado que “compense as perdas “dos bares.

Para o chefe da polícia de Paris, Didier Lallement, as novas restrições são indispensáveis para “deter” a pandemia da Covid-19 que está avançando “muito rápido”.

Precisamos pará-la [a Covid-19] antes que o sistema de saúde fique saturado — disse.

Os dados mais recentes confirmam que a situação da Covid-19 está piorando na capital. No momento, Paris registra 260 casos por 100 mil habitantes e 36% dos leitos de UTIs já estão ocupados por pacientes com o novo coronavírus.

Para tentar reduzir a propagação do vírus, os franceses também deverão dar preferência ao home-office a pedido do próprio governo.

Precisamos encontrar um equilíbrio para garantir a proteção dos empregados e dar continuidade às atividades econômicas — disse a ministra do Trabalho, Elisabeth Borne.

Já as universidades deverão restringir a 50% a quantidade de estudantes de maneira presencial. Festas estudantis também estão proibidas.

Segundo o jornal britânico The Guardian, outras medidas que deverão ser tomadas a partir desta terça-feira são a proibição do consumo e da venda de álcool após as 22h e a redução do número de visitantes em shoppings a uma pessoa para cada 4m².

Cinemas, teatros, museus e mercados continuam abertos. A ida a piscinas e quadras esportivas será permitida para crianças, mas não para adultos.

Além de Paris, outras cinco cidades — Lille, Lyon, Grenoble, Toulouse e Saint-Etienne — também poderão entrar em estado de alerta máximo em breve.

Depois de um rigoroso lockdown de dois meses que ajudou a conter a pandemia, as infecções dispararam por algumas semanas na França, onde mais de 32 mil pessoas morreram por causa da Covid-19.

Somente nas últimas 24 horas, 12.565 novas infecções foram registradas no país e a situação dos hospitais está piorando novamente.

Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/mundo/bares-de-paris-serao-fechados-de-novo-para-frear-propagacao-da-covid-19-24677217.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *