Dra. Mayara faz alerta sobre câncer com maior taxa de mortalidade

Celebrado dia 27 o Dia Nacional de Combate ao Câncer traz diversos alertas importantes para os cuidados com a saúde. Pensando nisso, a deputada Mayara Pinheiro (PP) fez um alerta para um tipo pouco falado, porém com a maior taxa de mortalidade no mundo: o Câncer de Pulmão.

De acordo com a oncologista clínica, Gilmara Resende, o câncer de pulmão é uma neoplasia, células malignas que se proliferam em toda árvore brônquica. As principais causas da doença são: exposição a agentes químicos, poluição ambiental e principalmente tabagismo.

Na Região Norte, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pulmão, traqueia e brônquios ocupa a terceira posição em homens e a quarta posição em mulheres. No Estado do Amazonas, a incidência prevista para 2020 é de mais de 300 casos novos, 190 em homens e 130 em mulheres.

“Como presidente da Comissão de Saúde da Aleam e médica também , vou propor a criação da Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Pulmão, Traqueia e Brônquios, com ação de conscientização, prevenção e acima de tudo atendimento facilitado para a população, uma forma de contribuir para a redução da mortalidade dessas afecções tão comuns”, afirmou Mayara.

O Projeto de Lei deve começar a tramitar na próxima semana, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Assista o vídeo de conscientização sobre essa doença: https://fb.watch/217XMtGj-e/.

Foto: Dhyeizo Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *