Reunião avalia demandas municipais para desenvolvimento do aplicativo da cidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou, na manhã desta quinta-feira, 20/5, um encontro com representantes de secretarias municipais, para criação de um aplicativo da cidade, seguindo as determinações do prefeito David Almeida.

Em todo o país, as principais queixas da população em relação à gestão pública são a morosidade, a burocracia e a ineficiência. O aplicativo irá combater exatamente esses entraves da administração municipal, com soluções que tornem a gestão mais eficiente, além de uma comunicação mais efetiva com o cidadão.

A Semtepi está trabalhando para disponibilizar o aplicativo, para que o cidadão possa solicitar serviços públicos municipais e acompanhar as respectivas execuções. Seguindo as novas tendências tecnológicas, o aplicativo cria um canal de comunicação com a população, para receber as demandas e apresentar as soluções.

A equipe da secretaria organizou uma amostra na semana passada do que era possível incluir no aplicativo, e no encontro desta quinta-feira, ouviu as necessidades apontadas pelas demais secretarias, para juntos atenderem todas as demandas levantadas. Na próxima semana será realizado um design thinking com os representantes dos órgão municipais, para verificar o conjunto de ideias e insights para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. 

Para o secretário da Semtepi, Radyr Júnior, o aplicativo mobile vai aproximar a população da administração municipal, que é um dos pilares do plano de governo do prefeito. “O cidadão estará junto, demandando a nós secretários suas queixas e necessidades. Pelo aplicativo também teremos o histórico de participação dos usuários, dicas de programações culturais, cadastro no Sine Manaus e tantos outros serviços, que hoje demandam mais de 40 diferentes portais do município. A ideia é que o aplicativo seja lançado até o aniversário da cidade de Manaus”, informa. 

Atividades como solicitação de atendimentos públicos, emissão de documentos, execução de serviços como capinação, reposição de lâmpadas queimadas, remoção de entulhos, entre outras atividades, poderão ser conferidas pelo aplicativo. Microempreendedores individuais, por sua vez, poderão consultar o extrato de débitos e gerar boletos de pagamento. 

O aplicativo desenvolvido pelo Executivo municipal, também vai reunir informações do Cadastro Único (Cadúnico), aprimorando o gerenciamento de dados sociais municipais, entre outros benefícios, trazendo o cidadão para dentro da gestão.

Fotos – Altemar Alcântara / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *