Explosões sucessivas em uma mesquita xiita em Kandahar, a principal cidade do Sul afegão, deixaram ao menos 33 mortos e 73 feridos nesta sexta-feira, números preliminares que ainda podem aumentar. O ataque ao templo ocorre exatamente uma semana após um atentado reinvidicado pelo Isis-K, sigla em inglês para Estado Islâmico do Khorasan, que deixou cem mortos e feridos em uma mesquita de Kunduz.
O grupo terrorista, um inimigo comum dos Estados Unidos e do Talibã — que retornou ao poder em agosto, às vésperas da retirada das tropas ocidentais após 20 anos de invasão no país da Ásia Central —, não reivindicou a autoria, mas o ataque corresponde ao seu modus operandi. Segundo o anal local Tolo News, foram ouvidas três explosões na mesquita de Imam Bargah, uma das três maiores do país.
Uma testemunha disse à agência de notícias AP que viu quatro homens-bomba atacarem a mesquita. Dois detonaram os explosivos em um portão de segurança, permitindo que os outros dois corressem para dentro e atacassem os fiéis que estavam no local.
No Twitter, o porta-voz do Ministério do Interior, Qari Sayed Khosti, lamentou a ocorrência: “Estamos tristes ao saber que uma explosão ocorreu em uma mesquita da irmandade xiita no primeiro distrito da cidade de Kandahar, na qual vários de nossos compatriotas foram martirizados e feridos”, escreveu.
Mais Notícias em… https://extra.globo.com/noticias/mundo/explosao-em-mesquita-deixa-ao-menos-33-mortos-mortos-73-feridos-no-afeganistao-25237402.html