Sabá Reis recebe maior honraria do Amazonas

Querido pela população amazonense , Sabá Reis é ovacionado em uma sessão emocionante de homenagem e recebeu a Medalha do Mérito Ruy Araújo, maior comenda concedida pelo Legislativo Estadual, que ocorreu nesta segunda-feira (20) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A comenda, aprovada por unanimidade pela Casa, recebeu a presença de grandes autoridades do Amazonas como o prefeito de Manaus, David Almeida, representes do governo do Amazonas, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Amazonas, Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Amazonas e até do senador Omar Aziz. Evento também contou com a participação de deputados estaduais e federais, vereadores, prefeitos do interior e ex-governadores, como José Melo.

Sabá Reis se mostrou bastante emotivo em suas palavras de agradecimento e fez  questão de mencionar e agradecer, durante o seu discurso, ao prefeito David, aos trabalhadores da Semulsp, ao seu amigo Maccabe Barreto, que percorreram na sua caminhada.

“Hoje estou sendo homenageado e nem sei se mereço tudo isso. Eu não imaginava  que o meu dia ia chegar nisso. Mas chegou no tempo de Deus. Eu devo muito isso a minha família e amigos, mas sobretudo sobre a prefeitura do David, vieram alguns garis prestar homenagens , e mais do que nunca, eles que merecem”, declarou.

O prefeito David Almeida afirmou, durante seu discurso, que esta foi uma das maiores homenagens da Aleam, pois o Sabá conseguiu reunir três ex-governadores, ex-prefeitos e ministros.

“O Sabá conseguiu transitar durante esses 42 anos de vida pública, com o Gilberto Mestrinho com quem ele foi secretário, posteriormente com o Amazonino, como deputado e por algum tempo atuou na base do Amazonino, depois mudou. Com o Eduardo Braga, como vereador e deputado, depois com o Omar e recentemente com o José Melo”, relembrou.

O prefeito fez questão de mencionar o tempo que aprendeu com o Sabá. “Aprendi muito com o Sabá, era alguém que eu me espelhava, na atuação parlamentar, na atuação na tribuna, o fato de saber discursar, saber defender um tema. E Deus me deu oportunidade de prestar homenagem e estar aqui para falar do meu amigo e meu ex-secretário Sabá Reis”.

Deputado Sinésio, autor da propositura, revela que não se arrepende de conceder medalha ao Sabá. “Recordista de mandatos e tem algo em comum comigo, ele é um líder comunitário, da mesma forma como eu sou da Zona Leste, ele é do bairro da União.  Nunca perdeu suas origens. E mesmo sem mandato ele não deixa de ajudar as pessoas mais humildes, ele está sempre voltado para as comunidades”.

Sabá Reis

Formado em Serviço Social, Sabá Reis foi vereador e sete vezes deputado estadual. Ele foi responsável pela implantação e consolidação de importantes projetos sociais, entre eles, a Escola Fazenda Esperança, a Casa do Migrante, Centros de Atendimento Social, Mãe Social, Casa do Folclore, Central de Atendimento ao Cidadão “Ray Souza”, Criança Urgente, Casamento Coletivo, SOS Funeral.

Com 67 anos, os primeiros passos da vida pública de Sabá foram dados em 1982, quando foi eleito vereador por Manaus. Cinco anos depois, em 1987, assumiu pela primeira vez a cadeira na Aleam, onde exerceu cinco mandatos consecutivos de deputado estadual. Ele foi o primeiro secretário da Mesa Diretora e líder do PR na Aleam de 2009 a 2011.

Foi, por duas vezes, o secretário de Ação Social do Estado e do Município, e presidente do Instituto Estadual do Bem Estar do Menor (Iebem), nos governos de Gilberto Mestrinho e Alfredo Nascimento, respectivamente. Em 2014,  Sabá Reis foi eleito deputado estadual do Amazonas pelo Partido da República, integrando a 18• Legislatura de 2015 a 2018.

A responsabilidade social é uma das características marcantes de sua carreira política e da sua vida pessoal. Além da valorização dos interesses coletivos e respeito ao bem-público. É um dos fundadores do bairro da União.

De 2011 a 2014, foi convidado pelo então Ministro dos Transportes, senador Alfredo Nascimento, para comandar a Superintendência da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), colocando em operação mais de 40 portos no Estado do Amazonas, em dos portos de Caracaraí (RR) e Caí N’Água (RO). A frente da Ahimoc, integrou o Conselho de Administração da Companhia Docas do Maranhão (Consad/Codomar).

Em 2021, foi convidado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, para o comando da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Na Semulsp, deu uma nova cara para a cidade de Manaus, tanto na limpeza dos igarapés, de rios, avenidas e ruas da capital, quanto na revitalização de praças e demais espaços públicos, além de humanizar os cemitérios da cidade.

Vice do Wilson

Vale lembrar que Sabá Reis é o nome mais forte nesse momento a ser indicado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, para caminhar rumo à reeleição do governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *