Brincantes de boi-bumbá devem seguir ações de promoção à saúde

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), orienta os turistas que irão participar da 55ª edição do Festival Folclórico de Parintins, de sexta-feira a domingo (24 a 26/06), a tomarem medidas de proteção e ações de prevenção à saúde, visando o bem-estar individual e geral dos participantes.

Uma das principais orientações da FVS-RCP é a atualização da caderneta de vacinação, seja com a vacina contra a Covid-19 ou as demais, como a da influenza (gripe) que está em campanha vigente. Outras orientações incluem manter a hidratação tomando bastante água de qualidade e estar atento à procedência dos alimentos a serem consumidos.

“Pedimos à população local e aos turistas que vão participar do festival que sigam vigilantes nos cuidados e orientações que as autoridades de saúde local e estadual repassam. Estamos atuando para que o evento ocorra de forma saudável com medidas de prevenção a saúde e bem-estar”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

O chefe do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, Jackson Alagoas, alerta que é fundamental a parceria da população junto às ações do poder público estadual e municipal para que seja mantida a saúde coletiva.

“A FVS-RCP traz algumas orientações importantes para os turistas, torcedores do Boi Garantido ou Boi Caprichoso: é importante que medidas de prevenção à saúde não sejam esquecidas. A vacinação é importante, atualize seu cartão de vacina, procure locais seguros e credenciados pela vigilância sanitária, obedeça às regras de sinalização do trânsito e evite dirigir ao tomar bebidas alcoólicas”, orienta Jackson.

Orientações aos turistas

A FVS-RCP orienta os turistas que vão ao Festival Folclórico de Parintins para tomarem alguns cuidados, a fim de evitarem doenças:

 • garantir a lavagem das mãos com frequência ou o uso de álcool gel sempre que possível;

 • evitar se alimentar em locais não credenciados pela Vigilância Sanitária;

 • aumentar o consumo de água de qualidade. Ao comprar água, buscar adquirir água em embalagens lacradas ou tomar conhecimento se foi tratada;

 • não se automedicar e procurar as unidades de saúde diante de sintomas de doenças. O monitoramento de doenças em hospitais baseia as ações de vigilância futuras para doenças específicas;

 • usar preservativo para evitar doenças sexualmente transmissíveis. Um momento de prazer não pode comprometer a sua saúde para o resto de sua vida;

 • se beber, não dirigir. Acidentes de trânsito são evitáveis, e o condutor é o responsável pela sua segurança e a do próximo;

• em caso de dúvidas, buscar informações com as equipes de Vigilância em Saúde da FVS-RCP e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Parintins).

 Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

 FOTOS: Abrahão Graham/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *