Eventos acadêmicos marcam início da ‘Semana de Vigilância Sanitária’, da Prefeitura de Manaus

A Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Prefeitura de Manaus, abriu a “Semana Municipal de Vigilância Sanitária 2022” com a realização de palestras para estudantes dos cursos de Nutrição, Medicina Veterinária e Odontologia, do Centro Universitário Fametro, no bairro Chapada, zona Centro-Sul da cidade. As ações, iniciadas na terça-feira, 2/8, integram a programação de eventos que serão realizados até sexta-feira, 5/8, Dia Nacional da Vigilância Sanitária.

De acordo com o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, o evento marca os esforços da Visa Manaus para ampliar as ações educativas e de conscientização da população sobre boas práticas sanitárias. “Além de palestras em universidades, teremos também um workshop para profissionais de Odontologia e uma ação educativa em uma escola municipal, levando conhecimento sobre as ações da Visa Manaus a vários tipos de público”, explicou.

Na manhã de terça-feira (2), das 9h às 11h, alunos de Nutrição receberam a palestra “Atuação do Nutricionista na Vigilância Sanitária”, com as fiscais Josimara Moura e Silvana Brito, da Gerência de Vigilância de Alimentos (GVAli), da Visa Manaus. Já à noite, entre 19h e 21h, foram dois eventos: estudantes de Veterinária assistiram à palestra “Vigilância Sanitária: Atuação do Médico Veterinário”, com os fiscais Augusto Kluczkovski e Fabrício Barros, também do GVAli, e alunos de Odontologia puderam acompanhar “Odontologia: Desmistificando o Licenciamento Sanitário”, com os fiscais Margarida Athayde e Luiz Augusto Fonseca, da Gerência de Vigilância de Serviços (GVSer).

Nas três temáticas abordadas, os fiscais da Vigilância municipal passaram aos alunos um pouco de suas experiências em ações de fiscalização, além da importância das boas práticas sanitárias nos seus respectivos exercícios profissionais, para garantir uma maior segurança e bem-estar à população.

Segundo o diretor Ewerton, o enfoque educativo é uma prioridade entre as ações da Visa Manaus na gestão do prefeito David Almeida. “O conhecimento e a informação são ferramentas importantíssimas na geração de saúde, e temos nos empenhado cada vez mais para que a população, nos seus diversos setores, receba as informações necessárias para adotar hábitos mais saudáveis e viver com qualidade”, afirmou.

A programação acadêmica da “Semana Municipal de Vigilância Sanitária 2022” continua pelos próximos dias, com vários eventos realizados em parceria com instituições de ensino de Manaus. Nesta quarta-feira, 3/8, foi a vez dos estudantes de Veterinária, da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade, receberem a palestra dos fiscais Augusto e Fabrício, entre 10h e 11h.

Na manhã desta quarta-feira ainda, alunos da escola municipal Anastácio Assunção, no bairro São Lázaro, zona Sul, receberam a visita da equipe da GVAli, para explicar às crianças sobre a importância do trabalho da Vigilância Sanitária. Já às 18h30, profissionais cooperados da empresa Uniodonto terão o workshop “Licenciamento Sanitário para Consultórios Odontológicos”, no auditório da empresa, no centro da cidade.

Fotos – Divulgação/Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *