Incêndio atinge terceiro tanque de petróleo em Cuba e já dura três dias

O incêndio em tanques de armazenamento do combustível, que começou na sexta-feira na província de Matanzas, no Oeste de Cuba, atingiu um terceiro tanque de armazenamento à meia-noite deste domingo. As autoridades cubanas informaram que até agora o fogo, provocado por um raio, deixou um bombeiro morto e 16 desaparecidos.

O governo de Matanzas, localizada a 105 quilômetros de Havana, informou de madrugada da explosão da tampa do terceiro tanque e do colapso de um segundo tanque, que já havia sido atingido pelas chamas. Antes de o tanque entrar em colapso, “as forças que trabalhavam no local foram retiradas”, disse o governo local.

O incêndio em grande escala começou na sexta-feira, às 19h (horário local), quando um raio atingiu um tanque contendo 26 mil metros cúbicos de petróleo bruto, cerca de 50% de sua capacidade máxima. Durante as primeiras horas de sábado, o fogo se espalhou para um segundo tanque, fazendo com que ele explodisse com 52 mil metros cúbicos de óleo combustível.

No complexo petrolífero, localizado no cinturão industrial de Matanzas, havia oito grandes tanques de combustível do mesmo tipo. No total, o complexo armazena 300 mil barris de petróleo e derivados, essenciais para o abastecimento da rede elétrica da ilha, que já funciona abaixo da capacidade, provocando apagões frequentes.

Com ajuda enviada do México e da Venezuela, bombeiros e trabalhadores conseguiram apagar as chamas do primeiro tanque na tarde de domingo, enquanto o segundo tanque danificado estava “queimado e deformado”, relatou Susely Morfa, do Partido Comunista de Cuba em Matanzas, no Twitter.

De acordo com o último relatório médico, divulgado antes do colapso, o saldo é de um morto, enquanto 24 pessoas permanecem hospitalizadas, cinco delas em estado crítico. As 16 pessoas dadas como desaparecidas são “bombeiros que estavam na área mais próxima” do incêndio, informou a Presidência cubana no sábado.

O corpo do bombeiro Juan Carlos Santana, 60 anos, localizado no sábado, foi sepultado no domingo, com honras, em sua cidade natal, Rodas, na província vizinha de Cienfuegos.

Parentes dos desaparecidos encontraram-se com o presidente Miguel Díaz-Canel em um hotel central em Matanzas, onde são atendidos por médicos e psicólogos em sua espera angustiada.

Meu filho cumpriu seu dever, deu um passo à frente — disse à AFP a mãe de um bombeiro de 19 anos que combatia o incêndio no sábado, quando o segundo tanque de combustível explodiu.

Mães, pais e outros parentes aguardam ansiosamente notícias de seus entes queridos no saguão do hotel Velasco.

Todo o apoio para vocês e estamos aqui para o que precisarem — disse o presidente a eles, segundo imagens transmitidas pela televisão estatal.

A tragédia ocorre três meses após a explosão, em Havana, do hotel Saratoga, devido a um vazamento de gás que deixou 46 mortos, incluindo um turista espanhol, e mais de 50 feridos, além da destruição quase total do edifício central.

Reprodução: https://extra.globo.com/noticias/mundo/incendio-atinge-terceiro-tanque-de-petroleo-em-cuba-ja-dura-tres-dias-video-25553080.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *