Ataque a creche na Tailândia deixa pelo menos 37 mortos, sendo 24 crianças

Armado com um fuzil, uma pistola e uma faca, um ex-policial de 34 anos atacou nesta quinta-feira uma creche no nordeste da Tailândia, deixando ao menos 37 mortos, incluindo 24 crianças entre dois e quatro anos de idade. Depois do massacre, que também deixou ao menos 12 feridos, o homem voltou para casa, onde matou sua mulher e filho antes de cometer suicídio, informou a polícia tailandesa.

O ataque começou às 13h do horário local (3h em Brasília) em uma unidade de ensino infantil em Na Klang, a cerca de 500 quilômetros da capital Bangcoc, informou o coronel Jakkapat Vijitraithay, da polícia provincial de Nong Bua Lam Phu.

Assim que chegou ao local, o agressor abriu fogo já no estacionamento, atingindo professores e pais que tentaram impedi-lo de entrar no prédio.

Implorei [para que parasse], mas ele carregou a arma, então eu corri para trás do prédio e fechamos a porta e nos afastamos da janela – relatou uma professora à TV local, afirmando que as crianças entre 2 e 4 anos de idade dormiam no momento do ataque.

Segundo outra professora, no momento do ataque, havia 24 crianças no local, que também era frequentado pelo filho do agressor. De acordo com a polícia, a maioria delas foi morta a facadas. Ao fugir da creche em uma picape, o autor do crime também tentou atropelar pedestres e disparou contra eles.

Ele tentou atropelar a outras pessoas no caminho. Colidiu com uma moto e duas pessoas ficaram feridas. Eu me apressei em ficar longe dele. Havia sangue por todos os lados. – disse à AFP Paweena Purichan, de 31 años, que circulava em uma moto.

O agressor, identificado como Panya Khamrab, havia sido despedido de seu posto de tenente coronel da polícia no ano passado por posse de metanfetamina. Mais cedo nesta quinta-feira, ele havia comparecido a uma corte para responder por uma acusação de drogas.

Autoridades dizem que os resultados da autópsia vão determinar se ele consumiu drogas antes do ataque.

A princípio, acreditamos que [a motivação] é por causa de drogas e do estresse [pelo comparecimento à corte] – disse Vijitraithay.

Ex-policial matou mais de 30 pessoas em um tiroteio na Tailândia, tirando a própria vida longo em seguida Foto: Reprodução / Redes sociais

Vídeos nas redes sociais mostram pessoas chorando em desespero e abraçadas em meio ao trabalho das equipes de socorro médico. Também é possível ver um corpo estirado ao solo, encoberto por um pano branco. O primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-O-Cha, expressou condolências às famílias e ordenou uma investigação urgente sobre a “horrível” tragédia.

Apesar de massacres como o desta quinta serem raros na Tailândia, o país de 70 milhões de habitantes tem 10 milhões de pessoas com armas, de acordo com estatísticas de 2016 da gunpolicy.org, uma ONG com base na Universidade de Sydney. Deste total, 4 milhões eram ilegais e sem registro.

As armas usadas na chacina desta quinta foram obtidas de forma legal. O último massacre do tipo aconteceu em 2020, quando um soldado deixou 29 mortos e 57 feridos ao abrir fogo em

quatro locais, incluindo um movimentado centro comercial de Nakhon Rachasima, no nordeste do país.

Reprodução:https://extra.globo.com/noticias/mundo/ataque-creche-na-tailandia-deixa-pelo-menos-37-mortos-sendo-24-criancas-video-25585282.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *