E Artista amazonense apresenta espetáculo em Porto Velho e ministra oficina de palhaçaria

O artista klindson Cruz, idealizador do personagem Palhaço Pingo, vem encantando crianças, jovens e adultos, através do espetáculo “Ensaio Geral”, que é sucesso de crítica e de público. O espetáculo já circulou por diversas cidades do interior do Amazonas, como Silves, Itacoatiara, Itapiranga, Urucará, Coari, Tefé, Uarini e Alvarães. A iniciativa faz parte do projeto “Circolando por Aí! Com o Palhaço Pingo!”, já contemplado pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) com o Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2021, o qual também possibilitou a circulação do espetáculo em Iranduba e Careiro da Várzea.

O “Ensaio Geral” mais uma vez ultrapassa barreiras geográficas e atinge seu maior objetivo – democratizar a arte e a cultura por meio de espetáculos à céu aberto. Dessa vez, foi Porto Velho (RO) que foi palco do Espetáculo Solo “Ensaio Geral”. Desta vez, o show ocorreu por meio do projeto SESC 52, promovido pelo SESC Rondônia (http://sescro.com.br/), uma caravana cultural que estabelece uma conexão de programações artísticas (teatro, cinema, exposição de artes visuais e literatura) para 52 municípios de Rondônia. A ação viabiliza o acesso da população com a produção artística de forma diversificada, por meio da oferta de produtos culturais.

Neste domingo (23/10), a Praça Aluízio Ferreira, em Porto Velho (RO) recebeu o espetáculo solo “Ensaio Geral”. E o próximo destino, será hoje, segunda-feira (24/10), na cidade de Candeias (RO).

Para Klindson Cruz, artista que interpreta o Palhaço Pingo, este momento é de muito aprendizado.

“A importância do espetáculo é com certeza a troca de experiências com o público, e também com os artistas que estarão presente nos dias do espetáculo. Vale ressaltar que este momento faz parte da pesquisa que estou desenvolvendo na Universidade Federal do Acre (UFAC), no Curso de Mestrado em Artes Cênicas”.

Oficina: Palhaçaria, um reflexo do Eu

O artista ministrará uma oficina sobre palhaçaria no Sesc Esplanada (Sala de Treinamento), localizado na Av. Presidente Dutra, 4175, Olaria, Porto Velho, no período de 25 a 28 de outubro, das 18h às 22h, e as inscrições gratuitas são realizadas por meio do link: https://cutt.ly/jBRYNvm .

A oficina visa trabalhar a criatividade com apresentação de técnicas e princípios fundamentais da palhaçaria para o desenvolvimento de habilidades como atenção, prontidão e escuta. É incentivar as qualidades sociais como empatia, cooperação e trabalho em equipe, explorar capacidades corporais desempenhando a comicidade, além de realizar pequenas esquetes cômicas.

O Artista

O artista é produtor cultural, ator, palhaço e malabarista. Criador do personagem “Palhaço Pingo”. Iniciou sua carreira artística em 2015, quando ingressou no Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente é pesquisador e pós-graduando do Curso de Mestrado em artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (UFAC). Realiza pesquisa da arte circense, na linguagem do palhaço desde 2016. Integrante do Projeto Roda na Praça. Egresso da ESLIPA (Escola Livre de Palhaços).

Fotos: Jean Palladino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *