Kiev teme novos ataques e tem que lidar com apagões em meio a inverno

Em meio à guerra e às baixas temperaturas, milhões de ucranianos precisam lidar com interrupções no fornecimento de eletricidade causadas por ataques aéreos da Rússia.

A operadora de rede Ukrenerg informou, neste domingo (27/11), que a Ucrânia está com um déficit de 20% na capacidade de geração de energia. Há temores de novos bombardeios.

“O modo de restrição de consumo continua operando, devido ao déficit de energia, que, atualmente, está em torno de 20%”, escreveu a Ukrenerg no Telegram.

“Gostaríamos de lembrar que, hoje, todo ucraniano cuja casa teve a eletricidade restaurada pode ajudar a restaurá-la mais rapidamente usando eletricidade com moderação. Isso permitirá que menos restrições sejam aplicadas para evitar acidentes e também permitirá que as empresas de energia se concentrem no reparo de instalações danificadas, que se torna mais difícil a cada ataque sucessivo de mísseis”, completa a nota.

O comunicado afirma que Moscou, além de matar civis, quer enfraquecer os sistemas do país e provocar blecautes generalizados. “Na última quarta-feira, causaram os piores danos até agora no conflito, deixando milhões de pessoas sem luz, água ou aquecimento, com a temperatura caindo”, acrescenta o texto.

Em 25 de novembro, após os ataques de quarta-feira (23), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu a União Europeia no Twitter pela prestação de ajuda financeira. Ele afirmou que a cooperação e garantia da “estabilidade energética da Ucrânia” também foi discutida com o bloco.

Reprodução: https://cm7brasil.com/noticias/mundo/kiev-teme-novos-ataques-e-tem-que-lidar-com-apagoes-em-meio-a-inverno/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *