Prefeito David Almeida vistoria obra de contenção de erosão no bairro Cidade de Deus

O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou, nesta quarta-feira, 21/12, o andamento da recuperação de uma erosão, localizada entre as ruas São Félix e Corinthians, no bairro Cidade de Deus, zona Norte da capital. O local estava desmoronando e algumas casas foram atingidas. Após um levantamento feito pela prefeitura, 18 famílias foram retiradas da área e indenizadas, por conta do alto risco. Além da recuperação, o espaço irá receber uma praça e uma academia ao ar livre.

“É um espaço humanizado, uma área recuperada. Eu acredito que, em mais 30 dias, a gente possa entregar esse espaço para os moradores do bairro Cidade de Deus. Era uma grande erosão, como muitas que nós encontramos na nossa cidade e, uma a uma, nós vamos resolvendo. Temos 16 no total, que nós estamos fazendo e avançando gradativamente”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

David Almeida acompanhou os serviços em andamento pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A ação conta com mais de 25 trabalhadores, visto a complexidade da ação.  O desmoronamento atingiu uma área de mais de 4 mil metros quadrados de extensão.

As equipes de obras da prefeitura realizaram serviços de terraplanagem no local, utilizando 5 mil metros cúbicos de barro para a implantação dos taludes (espécie de paredão construído para aumentar a estabilidade na área), em seguida, foram realizados os serviços de drenagem, com a construção de uma escada hidráulica de 35 metros, por onde a água das chuvas vai perdendo a velocidade e é conduzida de forma correta para não provocar a erosão.

Em uma área de 40 metros quadrados, foram assentadas as tubulações em concreto, que também ajudam na vazão correta das águas, além de caixas coletoras. Toda a área de implantação dos taludes receberá serviços de plantação de grama, para estabilizar o solo.

De acordo com a Seminf, a previsão é que, já no início de 2023, o local seja entregue aos moradores da região.

Texto – Thiago Fernando / Semcom

Fotos – Ruan Souza/Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *