SSP-AM registra redução de 16% em crimes contra motoristas de aplicativo

0
127

Resultado se deve às estratégias adotadas pela segurança pública e as novas ferramentas tecnológicas

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (CIESP-AM), registrou uma redução de 16% nos casos de roubos a motoristas de aplicativo. Os dados se referem ao período de janeiro a novembro de 2022, comparado ao mesmo período de 2021.

De acordo com os dados do Ciesp, em 2022, nesse período, foram registrados 453 casos de crimes tendo motoristas de aplicativo como vítimas. Em 2021, no mesmo período, foram registrados 539 crimes desta natureza.

Segundo o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), cabo Luiz Ricardo, esse resultado se deve à integração dos órgãos da SSP e às novas ferramentas tecnológicas.

“A SSP tem apoiado diariamente o Ciops juntamente com as suas forças integradas entre a PM, PC, Corpo de Bombeiros e DETRAN. O Ciesp também nos ajuda repassando dados e informações neste tipo de crime. Os motoristas de aplicativo são chamados e colaboram também conosco através de software e aplicativos próprios como Drive Social que nos ajuda no monitoramento diário desses trabalhadores”, explicou o coordenador.

Parceria

 Os motoristas de transporte por aplicativo se reúnem em grupos privados no aplicativo de segurança Drive Social, e adicionam o Ciops, a partir de uma solicitação formal. Nesses grupos, os motoristas estabelecem uma rede de proteção e acompanham os passos do colega.

Em qualquer situação suspeita, a polícia é informada e passa a monitorar a situação. Em alguns casos, é feita a abordagem ao veículo.

“Após todas essas variáveis juntas e integradas, conseguimos obter uma redução de 16% no número de ocorrências envolvendo motoristas de aplicativo, essa integração deve permanecer para que possamos aumentar ainda mais o nível de redução e a segurança pública consiga atender esses trabalhadores que atuam todos os dias na cidade de Manaus”, ressaltou Luiz.

Denúncias – A participação da população no trabalho policial é imprescindível, seja através das informações repassadas através do 181, o disque-denúncia da SSP-AM, ou seja, através dos Boletins de Ocorrência (B.O) registrados nas unidades policiais.

 FOTOS: Erikson Andrade/SSP-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui