Médicos da rede municipal de saúde participam de capacitação na Fuham

Treinamento vai ajudar na atenção básica e pode evitar agravamento de doenças da pele com diagnóstico precoce

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), instituição vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) encerra, nesta quarta-feira (10/05), a primeira turma do Curso de Dermatose Básica para profissionais médicos da Rede Municipal. A atividade iniciou na terça-feira (09/05) e reuniu em dois dias, 120 médicos no Auditório Damião Litaiff, sede da Fuham.

O curso é uma parceria entre as instituições e tem como objetivo fortalecer a Rede de Atenção Básica, com a atualização em dermatoses para médicos da área clínica que realizam o atendimento primário de pacientes. 

Para o diretor presidente da Fuham, Carlos Chirano, capacitar os profissionais da Atenção Básica fortalece toda a rede de atendimento. “Quando a gente qualifica o profissional da Atenção Básica para prestar esse primeiro atendimento, aumenta a capacidade de resolução, de dar um atendimento de qualidade, essas pessoas que realmente necessitam da atenção especializada”, explica.

No total, serão 480 profissionais capacitados, os quais foram divididos em quatro turmas de 120, com a primeira iniciando na Fuham, totalizando 8 horas de capacitação, em dois dias de atividades.

Nesta capacitação, profissionais que atuam nos Distritos de Saúde Norte, Leste, Sul e Oeste assistiram a palestras que abordaram temas como Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na Atenção Básica, câncer cutâneo e diagnóstico diferencial, micoses sistêmicas, hanseníase e Leishmaniose.

Para a chefe do Núcleo de Hanseníase da Semsa, Ingrid Simone Santos, todos ganham com esta proposta. “Fortalecemos a rede, atualizamos os profissionais e desobstruímos a média e alta complexidade, pois damos resolutividade aos casos que competem ao âmbito da atenção básica, deixando os casos especializados para as policlínicas”, ressalta Ingrid.

Segundo Carlos Chirano, para os pacientes, os benefícios são imediatos e importantes. “Algumas dermatoses de evolução mais aguda precisam de um tratamento imediato e quando ele [paciente] chega na atenção básica e já recebe primeiro atendimento, se houver um atendimento qualificado para que ele possa ser diagnosticado, evita muitas complicações”, finaliza.

FOTOS: Simone Carol/Fuham e Guilherme Silva/ Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *