Cadeia produtiva da banana foi tema do I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas

Serão 11 cadeias produtivas abordadas ao longo dos meses de maio, junho e julho de forma teórica e prática

Visando o desenvolvimento sustentável de 11 cadeias produtivas prioritárias no Estado, teve início, nesta quarta-feira (17/05), o I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas, realizada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel/AM). 

A banana foi a primeira cadeia produtiva abordada no evento, que aconteceu, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, situado na Avenida Constantino Nery, 5001, bairro Flores, Manaus, e segue, na quinta-feira (18/05), em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), onde acontecerão as atividades práticas em campo.

Para o secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães, esse é um evento inédito e inovador, pois visa conectar os diversos atores da cadeia produtiva, apresentando novas tecnologias e sistemas de produção para ampliação dos negócios sustentáveis.

“Nós temos muitas riquezas. A banana é uma delas, usada na culinária regional. Nós tivemos a oportunidade de não só conhecer essas novas tecnologias que a Embrapa coloca à disposição dos produtores rurais, mas fazer esse elo com a agroindústria, cumprindo a determinação do nosso governador Wilson Lima”, disse. 

Para a chefe-adjunta de pesquisa da Embrapa, Kátia Emídio, o evento é de grande relevância porque está possibilitando uma ampla discussão com todos os envolvidos nas 11 cadeias produtivas, desde o produtor rural, passando por quem comercializa até a indústria. 

“O objetivo é prospectar as demandas desde o produtor rural até aquele que transforma a matéria prima. Então, a ideia é que a gente possa reunindo esses elos, refinar a nossa pesquisa e auxiliar o Governo do Estado com políticas públicas”, ressaltou. 

Mais de 80 pessoas, entre produtores rurais, técnicos do Sistema Sepror, técnicos da Embrapa e empreendedores participaram do primeiro dia de Workshop. Entre eles, Mathias Ferreira, engenheiro químico da Tayná Alimentos, que há dois anos usa a banana para a produção da bananinha ships space.

“Estamos participando do evento, adquirindo novos conhecimentos, fazendo networks, com a possibilidade de futuros negócios para dentro da nossa empresa”, comentou.

Gastronomia

Na parte da tarde, fazendo parte da programação, a Abrasel-AM realizou um evento gastronômico, utilizando a banana como ingrediente principal de receitas que foram degustadas pelos participantes.

“A gente tem desde os pesquisadores até aqueles que colocam a mão na massa e fazem chegar o insumo ao consumidor final em um formato diferente. Então, você pode fazer diversos pratos a partir da banana e também industrializar. Além da banana ser muito deliciosa ela é uma marca da nossa região”, explicou o presidente da Abrasel. 

Workshops

A próxima cadeia produtiva abordada será a do cupuaçu, seguida da castanha, açaí, abacaxi, citros, guaraná, mandioca, olerícolas, piscicultura e pecuária. 

Os workshops terão dois dias de programação. No primeiro dia, será discutido técnica sobre demandas das cadeias, e no segundo dia, visitas, direcionadas para ações no campo, utilizando as técnicas desenvolvidas pelos pesquisadores, e colocando em prática junto aos produtores

Os eventos estão sendo planejados por pesquisadores da Embrapa, e técnicos do Sistema Sepror – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf); e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), para apresentar aos empreendedores rurais as tecnologias disponíveis e prospectar junto aos diferentes segmentos, as demandas prioritárias de cada cadeia produtiva. 

Fotos: Arthur Castro/ Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *