A proximidade do mês junho é o autêntico anúncio que o Festival Folclórico de Parintins se aproxima. O festejo atrai milhares de turistas, de várias localidades nacionais e internacionais, que vão até a Ilha Tupinambarana para apreciar a arte, o folclore e a cultura do estado do Amazonas, através da disputa entre as agremiações Boi Garantido e o Boi Caprichoso, representados, respectivamente, pelas cores vermelha e azul, que este ano se apresentarão na Arena do Bumbódromo nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho.

Muitos eventos acontecem para celebrar o período que antecede o Festival de Parintins, entre eles, o tradicional programa “Contrários”, criado em 2010 para a TV aberta. Com o advento do streaming, a proposta migrou para as mídias sociais, ampliando o público e democratizaando seu acesso. Dessa forma, promovendo a difusão da cultura amazonense e sua identidade através da internet.

Já em contagem regressiva para o Festival Folclórico, o programa “Contrários” estreia sua edição 2023 nesta sexta-feira (26/05), às 18h, com transmissão ao vivo nas redes sociais do Portal DeAmazônia. O evento acontecerá direto de Parintins, no píer da Praça do Cristo Redentor, às margens do Rio Amazonas.

Segundo o idealizador e produtor do programa, o jornalista Jonas Santos, a escolha deste local se deu devido a paradisíaca visão do pôr do sol, a memória afetiva para parintinenses e turistas, e também para movimentar e gerar renda para os permissionários que ocupam aquele espaço com seus comércios, através do público que vai comparecer para acompanhar presencialmente o evento que é gratuito.

Jonas Santos explica a origem do nome “Contrários” e revela parte do roteiro da edição 2023 do programa.

“O nome do programa é oriundo do fato dos torcedores de uma agremiação não pronunciar o nome da outra, substituindo assim pela palavra “Contrário” para designar o nome do outro Bumbá. Muitas pessoas vivem este clima pré-festival, cantando, dançando e sentindo a expectativa e a emoção do Festival Folclórico de Parintins. Mais uma vez, o programa “Contrários” cumpre sua função social, enaltecendo a cultura do Amazonas, a arte, os artistas e os fazedores de cultura de Parintins, mostrando para o mundo sua beleza natural e a fascinante e gigantesca produção do espetáculo que acontece tradicionalmente no último final de semana de junho aqui na Ilha”, conta Jonas Santos.

“Este ano não será diferente, teremos no “Contrários”, entrevistas com personagens que fazem parte da história do Festival Folclórico de Parintins, importantíssimo para a memória deste festejo popular. Também contaremos com a presença de poetas, compositores, músicos, coreógrafos, cenógrafos, teatrólogos e artistas que idealizam, produzem, integram e colocam na arena do Bumbódromo a magia do festival. A cada programa, teremos shows musicais, corpo de dança folclórico e grandes surpresas”, finaliza o jornalista.

No primeiro programa da Edição 2023 do “Contrários” se apresentarão o grupo “Toada de Roda”, com os hits antológicos, Junior Paulain, com as toadas do Boi Caprichoso e Bruno Costa, agitando os torcedores do Boi Garantido.

O evento tem o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Parintins e Amazon Best.

Calendário
Os próximos programas “Contrários” – Edição 2023, acontecerão nos dias 01, 16 e 26 de junho e promete muitas novidades.

Serviço
O que:
Programa “Contrários” – Edição 2023
Quando: Sexta-feira (26/05), às 18h.
Onde: Píer da Praça do Cristo Redentor, centro – Parintins -Am.
Quanto: Evento gratuito.
Transmissão Ao Vivo: Redes Sociais do Portal DeAmazonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *