Haddad diz que comunicado do Copom foi ‘muito ruim’ e contrata inflação e aumento de carga tributária

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou duramente, nesta quinta-feira, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de manter os juros a 13,75% ao ano. Para o ministro, o comunicado do Copom foi “muito ruim” e o BC está contratando um problema. Ele citou o aumento da inflação e da carga tributária no futuro. O comunicado não sinalizou claramente o início do ciclo de queda da taxa de juros, o que frustrou o governo, especialmente o Ministério da Fazenda.

Nós estamos contratando um problema com essa taxa de juros. É isso que essa decisão significa. Está contratando inflação futura e aumento da carga tributária futura. É isso que está sendo contratado — afirmou o chefe da equipe econômica.

Haddad disse que o Copom poderia sinalizar o corte de juros. Para ele, há um descompasso ocorrendo no Brasil, o que preocupa a Fazenda.

O comunicado, como de hábito, é o quarto comunicado muito ruim. Todos foram ruins. E às vezes ele corrige na Ata, mas não alivia a situação. Há um descompasso entre o que está acontecendo com o dólar, com a curva de juros, com a atividade econômica. É um claro sinal de que podíamos sinalizar um corte na Taxa Selic — disse Haddad, em Paris, onde acompanha visita do presidente Lula à Europa.

Reprodução: https://extra.globo.com/economia/noticia/2023/06/haddad-diz-que-comunicado-do-copom-foi-muito-ruim-e-contrata-inflacao-e-aumento-de-carga-tributaria.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *