Águas de Manaus e ONG Mata Viva realiza projeto de prevenção em nascente no Tarumã Zona Oeste de Manaus

Empresa Águas de Manaus e ONG Mata Viva realiza projeto de prevenção em nascente no Tarumã Zona Oeste de Manaus A Empresa Águas de Manaus, em parceria com a ONG Mata Viva, deu início no projeto de monitoramento da qualidade da água no igarapé Água Branca, localizado na região do Tarumã zona oeste de Manaus.

O Tarumã é um bairro do município brasileiro de Manaus. Pertencente à Zona Oeste da cidade, tem uma população de 33.168 habitantes, conforme estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEDECT).O principal objetivo deste projeto é avaliar e garantir a preservação do curso d’água, desde sua nascente até a foz, contribuindo para a conservação do meio ambiente e o bem-estar da população local.

O estudo envolve a coleta regular de amostras de água, realizada mensalmente em três pontos estratégicos ao longo do igarapé. A abordagem abrangente, que contempla toda a extensão do curso d’água, permitirá um monitoramento completo da qualidade da água, identificando quaisquer variações ou problemas que possam surgir ao longo do tempo.

Jornalista Jó Farah, presidente da ONG Mata Viva, expressou sua satisfação com a iniciativa da concessionária de saneamento, ressaltou ainda que, ao se envolver no monitoramento e cuidado da água limpa, a Águas de Manaus está fazendo um investimento no futuro da cidade e das gerações vindouras. A ideia de priorizar uma abordagem sustentável de tratamento e manutenção de água limpa é crucial para reverter a situação dos cursos d’água que, por muito tempo, foram negligenciados.

As análises detalhadas das amostras de água coletadas serão essenciais para avaliar a eficácia das melhorias e intervenções realizadas pela concessionária. Diego Dal Magro, diretor-presidente da Águas de Manaus, enfatizou que o saneamento é um fator determinante para a qualidade de vida e saúde da população, bem como para a preservação ambiental e destacou que a expansão do esgotamento sanitário na cidade é uma prioridade e compreender as condições dos corpos d’água é fundamental para medir o progresso das iniciativas implementadas.

A Águas de Manaus já vem desempenhando um papel significativo na melhoria do sistema de esgotamento sanitário na região, com projetos em andamento para ampliar a cobertura e atender a mais pessoas, a concessionária tem se empenhado na construção de novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e na implantação de redes coletoras abrangendo todas as zonas da cidade. Além disso, a concessionária tem se destacado por iniciativas inovadoras, como a coleta de esgoto em áreas de palafitas.

A recuperação dos corpos hídricos em Manaus também está entre as prioridades da concessionária. Semy Ferraz, gerente de Responsabilidade Social, ressaltou a importância do sistema de esgotamento sanitário para a saúde da cidade e mencionou o exemplo positivo do igarapé Água Branca, que se encontra livre de contaminações. Ele acredita que, por meio do saneamento, é possível trabalhar na recuperação de outros canais na região, promovendo um ambiente mais saudável e sustentável para todos.

Em suma, a parceria entre a Águas de Manaus e a ONG Mata Viva representa um passo significativo na direção da preservação ambiental e da melhoria da qualidade de vida na região. O monitoramento contínuo da qualidade da água, aliado aos projetos de esgotamento sanitário em expansão, evidencia o compromisso com um futuro mais saudável e sustentável para Manaus e suas comunidades.

Uma resposta

  1. ONG MATA VIVA AGRADECE APOIO NA DIVULGAÇÃO DA PAUTA AMBIENTAL POSITIVA GERADA PELO ULTIMO IGARAPE LIMPO NA ÁREA URBANA DE MANAUS. IGARAPÉS PRECISAM DE CUIDADOS E INICIATIVAS PARA REVITALIZAR OS QUE ESTÃO DESFIGURADOS E POLUÍDOS E PROTEÇÃO PERMANENTE DOS QUE RESTAM VIVOS. OBRIGADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *