A solenidade no Acre homenageou outras 17 autoridades locais e nacionais. A condecoração integra as celebrações dos 60 anos do MPAC
RIO BRANCO (AC) – O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado, na tarde desta quarta-feira (17), com a Medalha do Mérito do Ministério Público do Estado do Acre, a Grão-Colar (Grau 1°), considerada a maior honraria da instituição concedida às autoridades locais, nacionais e internacionais.
A solenidade de outorga das comendas, que homenageou outras 17 autoridades, aconteceu no auditório do MPAC, no Centro de Rio Branco. Os nomes dos homenageados foram aprovados, por unanimidade, pelo conselho-curador do Colégio de Procuradores de Justiça do Acre.
A medalha da Ordem do Mérito do MPAC é concedida a “pessoas ou entidades, nacionais ou estrangeiras que, por seus méritos, venham prestando ou tenham prestado relevantes e destacados serviços ao sistema de Justiça, à sociedade ou ao MP, ou agido, de modo particularmente exemplar, para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento social harmônico e humano do Brasil e, particularmente, do Estado do Acre”.
Ao receber a insígnia, o procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, agradeceu pelo reconhecimento feito pelo MPAC e disse que recebia a comenda com muita gratidão e a estendia aos membros e servidores do MP, que o ajudam, em suas respectivas funções, a engrandecer o Ministério Público do Amazonas. “Recebo essa condecoração com muita alegria. É um reconhecimento não somente a mim, mas, também, ao MPAM. O Acre é um Estado coirmão, em vários aspectos, sobretudo no histórico. Agradeço ao grão-mestre, procurador-geral do Acre Danilo Lovisaro, uma pessoa que tanto admiro, e ao colégio de procuradores pela condecoração. Viva ao MP do Acre”, afirmou.
O procurador-geral de Justiça do Acre, Danilo Lovisaro, afirmou que a solenidade era um momento de celebração, de reconhecimento a todos que contribuem com o MP acriano e destacou o reconhecimento ao procurador-geral do Amazonas ao falar com a imprensa.
“Hoje é um dia muito especial para o MP do Acre, um momento de festa, de reconhecimento de diversas pessoas que contribuíram com o seu trabalho para fortalecer a instituição, o Ministério Público brasileiro. O procurador Alberto é uma pessoa extraordinária na realização do seu trabalho enquanto procurador-geral de Justiça. Ele desempenhou um trabalho muito relevante à frente do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH). Ele é um profissional extraordinário. É um reconhecimento que faz jus ao trabalho admirável que ele desempenha no Estado do Amazonas. É um reconhecimento merecidíssimo. Teria várias palavras para falar de todos os agraciados, mas só a presença dos senhores aqui, neste dia, também nos torna homenageados”, comentou.
O presidente do Conselho Nacional do Procuradores-Gerais do MP, Jarbas Soares Júnior, agradeceu a honraria e falou sobre o Acre. “Estar ao lado de pessoas do MP que estão sendo reconhecidas por esta casa me torna muito maior, porque é um trabalho conjunto pela Justiça. Ao longo de minha vida, eu recebi várias comendas, mas esta do MPAC é especial, porque ela representa grandes pessoas desse Estado, como o músico acriano João Donato, que levou o seu brilhantismo ao sudeste. O Acre é muito brasileiro. Esse Estado é como Minas Gerais, ‘quem te conhece não esquece jamais’. Tenho muito orgulho do MPAC”, discursou.
Presente na solenidade, o governador Gladson Cameli falou de união e parabenizou os presentes pelo reconhecimento. “É uma honra e satisfação participar de uma solenidade como essa. Um reconhecimento justo a todos vocês que prestam excelentes serviços ao Estado. Parabéns a todos os homenageados. Somente com apoio dos órgãos constituídos é que poderemos melhorar a vida da população do Acre. Saio daqui com o compromisso de diminuir a dificuldade das pessoas. Juntos somos mais fortes”, ressaltou.
Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa acriana, o deputado Luiz Gonzaga, e a presidente do TJAC, a desembargadora Regina Ferrari, entre outra autoridades locais.
Condecorados
Além do procurador-geral do AM, foram condecorados com a Medalha Grão-Colar o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), procurador-geral de Minas Gerais Jarbas Soares Júnior; o conselheiro nacional do MP, Otávio Luiz Rodrigues Júnior; o procurador-geral do MP de Rondônia, Ivanildo de Oliveira; o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga Alves Filho; e os desembargadores do Tribunal de Justiça do Acre Regina Longuini, Júnior Alberto Ribeiro, Samoel Evangelista, Elcio Sabo Júnior, Eva Evangelista de Souza, Roberto Barros dos Santos e Waldirene Cordeiro.
Os demais homenageados receberam as medalhas Grã-Cruz (Grau 2); Comendador (Grau 3); e a Oficial (Grau 4).
A solenidade de outorga integra as últimas celebrações referentes aos 60 anos do MPAC, que no final deste mês chega aos 61 anos de criação.
Texto: Elvis Chaves / Foto: Ulisses Farias