A Suframa realizou, na manhã desta terça-feira (23), uma visita à fábrica da Vivara, localizada na rua Cumucim, galpão 3, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. Na unidade cuja área ocupa oito mil metros quadrados, a comitiva da Autarquia conheceu as etapas do processo de produção desenvolvido pela empresa. A fábrica conta com aproximadamente mil funcionários e tem uma produção anual de mais de 2,9 milhões de unidades.
Reconhecida na fabricação e comercialização de joias e acessórios, a Vivara é uma empresa brasileira e possui mais de 400 pontos de venda no País. A linha de produtos abrange joias, perfumes, óculos, abotoaduras, bolsas, carteiras e relógios, com marcas como Vivara Watches, Vivara Fragrances, Vivara Accessories e Life by Vivara.
A comitiva da Suframa foi recebida pelo fundador e conselheiro da Vivara, Nelson Kaufman, acompanhado do diretor industrial, Jonas Fitz, do gerente administrativo, Bruno Saad, do gerente de produção de ouro, Rafael Ota, e da gerente de produção da linha Life, Luciana Nascimento.
A equipe da Autarquia foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva, os superintendentes-adjuntos Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Leopoldo Montenegro (Projetos), Carlito Sobrinho (Administração); além da coordenadora-geral de Comunicação e Assuntos Institucionais, Layanne Raquel; do coordenador de Comunicação, Isaac Nogueira, e do gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel.
A empresa elogiou a iniciativa da Suframa de buscar maior aproximação com as indústrias por meio das visitas às linhas de produção. “É de suma importância essa visita da Suframa à nossa planta, que já está na Zona Franca de Manaus desde 1992 e hoje possui mais de mil colaboradores, sendo 60% deles jovens do sexo feminino, que produzem joias em ouro, prata e relógios. Apesar de automatizações isoladas, nosso processo é em sua maioria artesanal para que seja alcançada a qualidade exigida pela Vivara”, salientou o gerente administrativo, Bruno Saad Schneider.
A história da Vivara começou quando a família Kaufman, vinda da Romênia durante a Segunda Guerra Mundial, identificou a oportunidade de fabricar joias no Brasil e inaugurou sua primeira loja em 1962. Em 1981, a empresa abriu sua primeira loja no Shopping Eldorado, em São Paulo, e no fim da década de 1990 expandiu ao abrir uma fábrica na Zona Franca de Manaus. Em 2012, lançou seu e-commerce, e em 2019, a empresa teve seu IPO na bolsa de valores permitindo que investidores se tornassem parte de sua trajetória.
“É inspirador ver como a Vivara combina tradição e inovação em seus processos produtivos aqui em Manaus, demonstrando a força e a capacidade da indústria local em gerar empregos e produtos de alta qualidade para o Brasil e o mundo”, destacou o superintendente da Suframa.
Fotos: Divulgação/Suframa