Prefeitura de Manaus licencia quase 1 milhão de metros quadrados com novos alvarás de construção até novembro

De janeiro a novembro de 2024, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), fez o licenciamento de quase 1 milhão de metros quadrados de área com novos alvarás de construção na capital. 

Somando os 118.415,91 metros quadrados de novembro, no acumulado do ano a autarquia licenciou 981.770,50 metros quadrados com alvarás de construção, tendo uma alta de 16% comparando com 2023, quando foram licenciados 845.157,42 metros quadrados.

Em novembro, o incremento chegou a 61%, com os 118,4 mil, contra os 73.491,57 do ano anterior. Mais alvarás de construção representam incentivo ao setor da construção civil na capital, gerando mais negócios, empregos e renda.

Em 2024, até novembro, o Implurb emitiu 654 certidões de alvarás de construção. Em toda a gestão municipal, de janeiro de 2021 a novembro de 2024, a autarquia expediu 3.519 certidões de alvará de construção, o que representa mais de 4,6 milhões de área em metros quadrados.

“Seguimos com números positivos no ano, os quais mostram o trabalho de uma equipe técnica de competência, tanto no atendimento on-line quanto no presencial. É uma ação que os servidores do Implurb oferecem e desenvolvem para a população da cidade de Manaus. São mais de 4,6 milhões de metros quadrados com alvará, o que tem reflexo na geração de emprego e renda no setor da Construção Civil”, contabilizou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.

Mais alvarás de construção significam mais obras regularizadas e resultado da população buscar licenciamento, levando mais segurança a seus projetos e edificações. “Ter uma cidade mais organizada, licenciada, urbanisticamente mais bonita e mais acessível. Esses são sinais de que a população está procurando o nosso licenciamento”, completou Valente.

Em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), a prefeitura impactou na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no construbusiness em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.

Texto – Claudia do Valle / Implurb 

Fotos – Divulgação / Semcom  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *