Você internauta que vive na correria dos grandes centros urbanos talvez passe desapercebido o trabalho realizado pelos chamados “trabalhadores invisíveis”, que apesar da pouca visibilidade, desempenham funções fundamentais para o nosso dia-a-dia. Mas o olhar aguçado do fotógrafo Felipe Marques pelas ruas de Belém mudou a vida da bela Anne Caroline Tavares, de 31 anos.
Trabalhadora do sistema de limpeza pública de Belém, a “gari gata”, como passou a ser conhecida, teve seu “dia de princesa” e, após realizar um ensaio fotográfico que está viralizando nas redes sociais. Após a divulgação do vídeo da “gari gata de Belém”, a vida de Anne Caroline mudou completamente e as oportunidades começaram a aparecer.
Durante entrevista a um importante site local, Anne Caroline disse que foi por intermédio de uma amiga que recebeu o convite para trabalhar no serviço de limpeza urbana e que inicialmente teve um pouco de vergonha e receito em iniciar essa profissão por conta de muita discriminação que ainda existe, mas pensou bem e decidiu aceitar o desafio.
Atualmente com mais de uma década trabalhando como gari concursada pelas ruas de Belém, ela sente orgulho da profissão e revelou que não tem nada a esconder. A “gari gata” também é professora de educação física e trabalha dando aulas de natação e futsal em projetos sociais na Região Metropolitana.
“Graças a essa função [de gari], essa profissão, essa farda, que me dá tanto orgulho que eu consegui me formar como professora, consegui fazer pelo fies a licenciatura, depois o bacharelado, pagando com o suor do meu trabalho”, contou Anne Caroline orgulhosa.
O portal de notícias Blitz Amazônico conversou com a “gari gata de Belém” que revelou o que mudou na sua vida após o ensaio fotográfico realizado.
“Foi uma surpresa receber o convite para ter um dia de princesa e eu nunca imaginei que iria viralizar. Hoje completa uma semana que fiz o ensaio, eu tinha cerca de 2.400 seguidores, e agora tenho quase 14 mil. Estou recebendo mensagem do Brasil inteiro, e até mesmo de outros países”, contou.
Questionado sobre como ela tem reagido a tamanho sucesso nas redes sociais e as oportunidades na sua vida, Anne Caroline falou sobre o assunto.
“Está sendo gratificante, pois muitas pessoas estão se inspirando na minha história de vida. A maioria são mulheres que desistiram ou estão pensando em desistir dos seus sonhos, mas que ao ler as matérias sobre mim, passaram a pensar diferente e chegam a agradecer por isso. Após toda essa repercussão, quase todas as emissoras de televisão local, me procuram para fazer entrevista, e até a Secretária Municipal de Saneamento, juntamente com o Prefeito da minha cidade, disseram quererem me conhecer. Nisso acabei recebendo o convite para ser remanejada para a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL), de Belém, para exercer atividades na minha área como profissional de Educação Física, a gari se virou Professora dentro da prefeitura”, disse.
Durante entrevista à “gari gata” contou ainda que até mesmo alguns assuntos pendentes foram rapidamente resolvidos.
“Por ironia do destino, hoje após uma semana que viralizou as fotos, eu consegui receber a minha carteira profissional contendo às duas formações (licenciatura e bacharelado), e também recebi a carta de transferência da Secretaria de Saneamento (SESAN) em que eu era lotada, para à Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL), onde vou atuar como professora de educação física”, revelou.
Com exclusividade, a “gari gata de Belém” falou sobre novos projetos na área profissional e desafios que só contribuem para seu desenvolvimento em todos os sentidos.
“Muitas pessoas estão me procurando, para realizar palestras motivacionais, para fazer participar de cursos gratuitos, e muitos mais pais estão me procurando com o intuito de me contratar para realizar aulas particulares de natação e hidroginástica, pois trabalho nessa área também. Por onde eu passo as pessoas me reconhecem, me parabenizam, pedem para tirar foto. Ou seja, minha vida teve uma reviravolta em apenas uma semana, e estou muito grata e feliz por isso, ainda parece que não é verdade, a sensação é que estou sonhando”, completou.