Comissão de Educação reconhece Festival de Cirandas de Manacapuru como manifestação da cultura nacional

Projeto de autoria do senador Plínio Valério seguirá para análise na Câmara dos Deputados, antes de se tornar Lei

A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou, em decisão terminativa, o projeto de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que reconhece o Festival de Cirandas do município de Manacapuru (AM) como manifestação da cultura nacional.

O festival acontece anualmente no mês de agosto, em Manacapuru. Plínio Valério destacou que o evento é realizado ao longo de três noites, sendo cada uma delas destinada à apresentação de uma ciranda diferente: a Ciranda Tradicional, que representa o bairro da Terra Preta; a Flor Matizada, que representa o Centro; e a Guerreiros Muras, que homenageia o povo indígena mura, resgatando elementos da ancestralidade amazônica.

“As cirandas representam a força, a alegria e a identidade do nosso povo. A nossa ‘Princesinha do Solimões’, agora tem o reconhecimento que merece, e o Brasil passa a ter o dever de proteger e valorizar essa tradição tão linda. É um orgulho fazer parte dessa história e poder contribuir para que a cultura amazonense ocupe o espaço que sempre mereceu”, destacou Plínio Valério.

O senador amazonense destacou que longo de quase três décadas, o Festival de Cirandas de Manacapuru se consolidou como um dos maiores espetáculos populares do Amazonas, comparável em grandiosidade ao Festival de Parintins. “É um patrimônio cultural que ultrapassa a dimensão do entretenimento: representa a alma, a resistência e a criatividade do povo manacapuruense”, completou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *