Projeto de autoria do senador Plínio Valério seguirá para análise na Câmara dos Deputados, antes de se tornar Lei
A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou, em decisão terminativa, o projeto de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que reconhece o Festival de Cirandas do município de Manacapuru (AM) como manifestação da cultura nacional.
O festival acontece anualmente no mês de agosto, em Manacapuru. Plínio Valério destacou que o evento é realizado ao longo de três noites, sendo cada uma delas destinada à apresentação de uma ciranda diferente: a Ciranda Tradicional, que representa o bairro da Terra Preta; a Flor Matizada, que representa o Centro; e a Guerreiros Muras, que homenageia o povo indígena mura, resgatando elementos da ancestralidade amazônica.
“As cirandas representam a força, a alegria e a identidade do nosso povo. A nossa ‘Princesinha do Solimões’, agora tem o reconhecimento que merece, e o Brasil passa a ter o dever de proteger e valorizar essa tradição tão linda. É um orgulho fazer parte dessa história e poder contribuir para que a cultura amazonense ocupe o espaço que sempre mereceu”, destacou Plínio Valério.



O senador amazonense destacou que longo de quase três décadas, o Festival de Cirandas de Manacapuru se consolidou como um dos maiores espetáculos populares do Amazonas, comparável em grandiosidade ao Festival de Parintins. “É um patrimônio cultural que ultrapassa a dimensão do entretenimento: representa a alma, a resistência e a criatividade do povo manacapuruense”, completou.