Comitiva do estado de Rondônia conhece experiências bem-sucedidas do programa ‘Trabalhando a Liberdade’

Um dia após a visita ao sistema prisional, a comitiva do estado de Rondônia, composta por representantes da Assembleia Legislativa (ALE-RO), Ministério Público (MPE-RO) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), deu prosseguimento à agenda institucional com integrantes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), conduzidos pelo titular da pasta, coronel Vinícius Almeida.

Nesta quinta-feira (13/05), a comitiva esteve na Sede do Governo para uma audiência com o governador do Amazonas, Wilson Lima. Em seguida, o grupo conheceu in loco as obras das futuras instalações da indústria Brasileira de Alumínio e Plástico (Ibrap), de Santa Catarina, que será inaugurada no Distrito Industrial de Manaus ainda em 2021 e deve gerar vagas de emprego remunerado para apenados do regime semiaberto.

Finalizando a agenda do dia, a comitiva se dirigiu para a zona centro-sul da capital, onde está acontecendo a revitalização do Passeio do Mindu, onde internos do programa de ressocialização ‘‘Trabalhando a Liberdade” fazem roçagem, podagem, pintura, serralheria, limpeza, restauração de bancos, calçadas, gradil, quadra poliesportiva e outros. A ação ocorre a partir de parceria entre a Seap a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

O titular da Seap, coronel Vinícius Almeida, destacou a importância do segundo dia de visitas da comitiva e a oportunidade de mostrar os avanços conquistados pela gestão.

“A troca de experiências auxilia na prestação de um serviço com mais qualidade, e é isso que pretendemos ao receber a comitiva do estado de Rondônia. Com muito trabalho, conseguimos fazer com que o sistema prisional do Amazonas superasse todo um passado traumático, ao ponto de hoje ser citado em nível nacional positivamente. Isso é resultado do esforço de uma equipe comprometida com o planejamento e responsabilidade”, analisou.

A representante do MPE-RO, promotora Laíla de Oliveira, reconheceu o sucesso do programa de ressocialização da Seap.

“Para mim é uma grata surpresa ver como vocês conseguiram superar e com tanto sucesso todos aqueles episódios de rebeliões que todo o Brasil tomou conhecimento, e hoje nós podemos vislumbrar todo o atendimento e de verdade uma ressocialização de pena aqui no estado. Eu espero que nós possamos conseguir implementar algo assim também no estado de Rondônia”, almeja a promotora.

FOTOS: Diego Peres/Secom e Divulgação/Seap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *