Comunidade Tenharin, de Humaitá, recebe segunda caminhonete destinada pelo senador Plínio Valerio

MANAUS – Mais uma conquista do senador Plínio Valério (PSDB-AM) para beneficiar as comunidades indígenas do Amazonas acabou de ser concretizada no fim de agosto. A comunidade Aldeia Marmelo, dos povos tenharin, de Humaitá, recebeu a segunda caminhonete de uma emenda parlamentar destinada pelo senador do Amazonas junto à Fundação Nacional do Índio (Funai).

As chaves do segundo veículo foram entregues no último dia 22 de agosto ao cacique João Sena, líder da comunidade que fica no sul do Amazonas. Ano passado, o primeiro veículo foi recebido com muito entusiasmo pelos moradores. No total, o senador garantiu R$ 250 mil para a compra das duas caminhonetes que atenderão 2.600 indígenas tenharins.

A caminhonete chegou na comunidade e já está sendo utilizada pelos indígenas. Nós agradecemos muito o empenho do senador Plínio Valério”, destacou Antônio Tenharin, coordenador dos Povos Indígenas do Alto Madeira.

Antes, sem nenhum meio de locomoção, a aldeia que fica a 120 quilômetros do município de Humaitá, dependia da coordenação da Funai na região para dar assistência e levá-los até a cidade. O primeiro veículo já está em plena atividade e a nova caminhonete vai somar no trabalho de escoamento da produção de castanhas, açaí, milho, além do transporte de aposentados, atendendo as 17 aldeias tenharin da região.

O senador Plínio Valério destaca que além de continuar buscando recursos em Brasília para atender as necessidades das comunidades que mais precisam, o mandato continuará voltado para medidas que apoiem a geração de emprego e a independência dos povos indígenas. “Nós estamos juntos em outras brigas também contra algumas ONGs, contra esse pessoal internacional e até do Brasil mesmo que vive explorando vocês e não lhes dão o direito de explorar os recursos naturais da floresta”, disse.

Valério reforça que ele e sua equipe sempre estão dialogando com comunidades e lideranças indígenas para atender o que é prioridade, em regiões que nunca receberam nenhuma emenda parlamentar e a atenção de representantes públicos. “Nossa missão é ajudar. Essa é minha obrigação, como senador da República e representante do Amazonas: olhar para as necessidades dos nossos irmãos indígenas que tanto sofrem e carecem de necessidades. Muitos falam por eles, mas o interesse desse pessoal é que eles fiquem isolados e presos ao passado, sem progredir. Não queremos isso”, afirmou o senador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *