Reunião da Comissão Intergestores Bipartite discute ações da assistência social no Amazonas

O encontro contou com a participação de representantes de 14 municípios do interior do Amazonas

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) participou, na terça-feira (25/04), da segunda reunião extraordinária de 2023 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/AM), que aconteceu no auditório Dorinha Prado, na sede da Seas. O encontro tratou de assuntos relacionados à assistência social no Amazonas, como o Plano Estadual de Assistência Social (PEAS), apoio técnico da Seas no interior, Cofinanciamento, entre outros.

A abertura da reunião da CIB/AM foi feita pela secretária titular da Seas, Kely Patrícia Paixão, com a presença da secretária adjunta, Selma Melo, além de representantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas (Consea). A reunião contou, ainda, com a presença da deputada estadual Alessandra Campêlo.

Com a participação de representantes de 14 municípios do interior do Amazonas, a comissão discutiu pautas como apresentação do apoio técnico da Seas aos municípios do interior, nos últimos três anos; Plano de Assistência Social (PAS) e Plano Estadual de Assistência Social (PEAS); restabelecimento da implantação da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com incentivo aos concursos públicos.

Além disso, a reunião também tratou da implantação da Vigilância Socioassistencial nos Municípios; do Cofinanciamento Estadual e possibilidade de ampliação; regulamentação da função de defesa de direitos, visando a inserção de organizações que atuam no enfrentamento de opressões e desigualdades.

“Hoje aconteceu a segunda reunião extraordinária da CIB, na qual discutimos assuntos importantíssimos para a assistência social do Amazonas e para a Seas. Discutimos PEAS e PAS, sobre o SUAS, sobre a Vigilância Socioassistencial no interior. Destaquei também a atuação dos servidores da Seas em trabalhos emergenciais no Amazonas”, ressaltou a secretária da Seas, Kely Patrícia.

 FOTOS: Jimmy Christian/Seas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *