Tocantins e Pará querem mostrar seu valor na Copa Regional Norte de Taekwondo

Atletas dos estados de Tocantins e Pará já bateram o peso e estão prontos para mostrar seu valor na Copa Regional Norte de Taekwondo 2023, em Manaus. A competição acontece neste domingo (21/05), das 8h30 às 18h30, no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na Zona Oeste da capital amazonense. 

Realizada na tarde deste sábado (20/05), a pesagem do evento reuniu os 150 atletas inscritos na Copa Regional Norte. E, após o reconhecimento da área de combate e da estrutura montada para a competição, eles  falaram sobre as expectativas para o campeonato. 

Evolução – Tocantins enviou quatro atletas. Mayslla Costa Bento, 17, Ludymilla Toledo Costa, 14, e  Otávio Fernandes, 15, estiveram na pesagem no local do evento. A mais experiente do trio é Mayslla, que vê a disputa da Copa Regional Norte como uma oportunidade de crescimento. 

“No meu estado, o taekwondo é um esporte que está crescendo agora, de uns três, quatro anos para cá. Antigamente era um esporte mais estadual, mas atualmente a Fetot (Federação Tocantinense de Taekwondo) está filiada à CBTKD e a participação da nossa seleção na Copa Regional é a oportunidade de mostrar a nossa evolução”, disse Mayslla, que é faixa preta. 

Retomada – Sob o comando do técnico Júnior Freire, a delegação do Pará veio a Manaus com nove atletas, representando as academias de Belém e Ananindeua. O grupo viajou com recursos próprios, pois o poder público local não colaborou com a participação na Copa Regional Norte. 

“Hoje nós estamos voltando à federação, a gente está se estruturando para elevar de novo o taekwondo do Pará. A gente estava se arrastando, mas trabalhando e trazendo bons resultados principalmente nas competições escolares. A Copa Regional representa um processo de retomada da modalidade, que é bancada por nós mesmos, não temos patrocínio”, afirmou Júnior Freire. 

Prestígio e apoiadores – A competição será prestigiada pelo vice-presidente da entidade, Rivanaldo Ferreira, que já está em Manaus. O Regional Norte de Taekwondo conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e Secretaria do Desporto e Lazer (Sedel), e Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte. 

Programação:

Sábado – 20 de maio

15h às 17h – Pesagem geral dos atletas de todas as categorias

15h às 17h – Classificação funcional dos paratletas

17h – Congresso Técnico

17h30 às 20h30 – Habilitação de Técnico de Taekwondo

Domingo – 21 de maio

8h30 às 11h30 –  Kyorugui (lutas) dos faixas pretas

11h30 – Cerimônia de abertura

12h – Cerimônia de premiação dos faixas pretas

12h às 13h – Intervalo

13h às 14h30 – Poomsae (luta imaginária) para todas as faixas

14h30 às 18h30 – Kyorugui (lutas) dos faixas coloridas

18h30 – Cerimônia de premiação do Poomsae e faixas coloridas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *