Segurados do INSS não conseguem acessar extrato de pagamento do 13º salário. Sistema sofre instabilidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre a possibilidade de instabilidade em seus sistemas na manhã desta segunda-feira (dia 22). Segundo o órgão, o problema seria decorrente de uma falha na manutenção preventiva realizada pela Dataprev neste domingo (dia 21). Por volta das 12h30, o site ou o aplicativo Meu INSS estavam fora do ar, impedindo, por exemplo, a consulta ao extrato de pagamento de maio, com o valor da antecipação da primeira parcela do 13º salário.

Pedidos de benefícios, consultas sobre andamento de processos e marcação de perícias pela internet também estão prejudicados, entre outros serviços. A orientação é que trabalhadores, aposentados e pensionistas procurem a central de atendimento telefônico 135 para fazer agendamentos ou obter informações.

Segundo o órgão, durante o procedimento padrão de manutenção em um equipamento de armazenamento de dados localizado no datacenter do Rio de Janeiro, “ocorreu um desligamento não programado de alguns discos”.

As equipes da Dataprev e do fabricante do equipamento restabeleceram o serviço, mas o alerta é de que ainda poderia haver instabilidade hoje. O problema também pode afetar os serviços prestados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

As falhas nos sistemas acontecem no dia que o Ministério da Previdência Social (MPS) e o INSS lançam uma carteira digital que dará aos beneficiários do instituto acesso a um clube de vantagens, com descontos em cinemas, shows, academias, lojas e viagens, entre outros serviços.

A funcionalidade, batizada de Meu INSS+, também servirá para que os segurados comprovem que são aposentados e pensionistas. Segundo o governo, porém, o lançamento da iniciativa está mantido.

Reprodução: https://extra.globo.com/economia/noticia/2023/05/inss-emite-alerta-sobre-possivel-instabilidade-em-seus-sistemas.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *